Frango no forno com tomate e mozarela
Depois de questionar na nossa conta de Instagram o que as pessoas gostariam de ver aqui pelo blog, várias pessoas pediram-me mais receitas com carne e peixe. Sobretudo, receitas que dessem para oferecer a bebés que estão a fazer baby-led weaning. Hoje partilho a minha receita de frango no forno com tomate e mozarela.
Este frango no forno foi algo que experimentei fazer num destes dias, em que estava com pouca disponibilidade para cozinhar. Precisava de algo que ficasse a cozinhar sozinho, enquanto eu tratava de outras coisas. Toda a gente adorou e passou rapidamente para o top de jantares preferidos.
Inspirei-me numa receita clássica da Bimby, o frango a pizzaiola, mas simplifiquei. Enquanto a receita da Bimby tem uma fase no robot e outra no forno, a minha receita é totalmente feita no forno. Podem colocar o frango fresco ou congelado (eu pus congelado) e fica sempre bem!
Só leva 3 ingredientes!
Bom, não estou a contar com os temperos (não leva muitos). Mas para este frango no forno basta colocar os peitos do frango (ou outras partes do frango que goste) num tabuleiro, temperar com sal, alho em pó e pimenta, cobrir com tomate, polvilhar oregãos e manjericão e levar ao forno. No final, é só desfazer mozarela e levar a derreter.
Podem usar outros temperos que gostem, como tomilho, salsa ou coentros. Também podem não colocar a mozarela e ficam com o frango no forno e um delicioso molho de tomate a acompanhar.
Se sobrar molho de tomate, não deitem fora! Guardem num frasco no frigorífico, para refeições nos próximos 3 a 5 dias. Ou congelem para terem um molho delicioso sempre que precisarem.
Como adaptar para um bebé que faz baby-led weaning
Muito, muito simples. Quando prepararem o frango para o forno, coloquem apenas o alho em pó, o tomate e as ervas aromáticas e deixem cozinhar no forno. Quando o frango estiver tenro, tirem uma parte para o bebé, temperem com sal e pimenta o resto e envolvam bem. Coloquem o queijo mozarela a deixem acabar de cozinhar.
Em alternativa podem ter um pequeno peito de frango a assar ao mesmo tempo que o restante. Num tabuleiro à parte coloque o frango com os temperos que deseja oferecer ao bebé.
Por fim, para oferecer ao bebé, devem cortar de forma adequada. Para um bebé no início da alimentação complementar, que apenas faça preensão palmar, devem cortar tiras largas de carne, para que o bebé consiga chupar ou roer. Em alternativa, prepare a perna do frango, com o osso bem à mostra, para que o bebé consiga agarrar bem e manusear.
Se o bebé já estiver avançado na alimentação complementar, pode desfiar a carne. Ou mesmo partir em pequenos cubos, que o bebé consiga agarrar e levar à boca.
Receita de frango no forno com tomate e mozarela
- 2 peitos de frango grandes
- 1 colher de sopa de alho em pó
- 500g de tomate aos pedaços (fresco ou em pacote)
- 1 colher de sopa de oregãos secos
- 1 colher de sopa de manjericão seco
- 2 bolas de queijo mozarela (de 120g)
- sal e pimenta q.b.
- Pré-aqueça o forno a 160º.
- Num tabuleiro de ir ao forno, disponha os peitos de frango. Tempere com o sal, pimenta e alho em pó, esfregando bem os temperos à volta dos peitos.
- Cubra com o tomate aos pedaços, esmagando com as mãos para que libertem o sumo.
- Leve ao forno por 30 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Retire do forno e cubra o frango com o queijo mozarela desfiado.
- Deixe cozinhar até o queijo estar bem derretido.
- Pode servir com arroz, ou massa, e sempre muitos legumes a acompanhar.
Leia também
Massada de frango com ervilhas
Almôndegas de peru e legumes no forno
Risotto no forno (ou uma espécie de arroz fácil)
6 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Óptima receita para experimentar, já que o meu miúdo mais novo está numa fase em que só quer comida “inteira”, ou seja nada de coisas muito misturadas.
Aproveito para perguntar, que legumes usa para acompanhar? Precisamos de variar os habituais brócolos, ervilhas ou esparregado.. Mas não encontro mais nada que os miúdos gostem.
Obrigada!
Olá! Pode fazer um mix de legumes assados, como curgete, abóbora, beringela. Pode grelhar curgete e cogumelos. Couves de Bruxelas assadas no forno. Feijão verde cozido.
[…] do feedback tão positivo do frango no forno, resolvi partilhar uma das receitas que mais faço e que os miúdos (e não só) mais gostam: […]
[…] como acompanhamento de peixe assado, ou algum prato de carne, como o frango no forno (ver receita). Também uso como snack, para acompanhar um guacamole, por […]
Olá Leonor! Esta semana fui “atropelada” pela excelente noticia (sem ironia!) de que as recomendações OMS para a DA mudaram desde que tive o meu 1o filho há 5 anos. Ou seja, tudo optimo mas o meu plano todo definido para introduzir a nova alimentação à minha bebé foi pelo cano… Por isso ando por aqui a explorar o blog e a tentar sair da minha formatação antiga (not easy!). Adorei esta receita porque é das da bimby que mais fazemos. Mas tenho uma dúvida: Para dar ao bebé (6M), cozinha o frango já com o molho de tomate?
Bjs e obrigada!!
Olá! Se calhar numa primeira fase aos 6 meses cozinharia à parte, mas assim que estivesse segura cozinharia com o molho de tomate. O meu filho, por exemplo, não tolerava tomate, sempre que comia ficava com grandes manchas vermelhas na cara. Tive que ir testando aos poucos mais tardiamente.