Panquecas de aveia e banana sem ovo
Depois do sucesso das panquecas de aveia e banana aqui do blog, e depois de muitos pedidos, resolvi adaptar esta receita para uma versão sem ovo.
Substituir o ovo numa receita não é tão simples como parece. Tenho aqui no blog uma tabela com 8 formas de substituir o ovo. Contudo, nem todas funcionam com todas as receitas. Quando se trata de panquecas, ou queques, normalmente gosto de substituir o ovo por sementes de linhaça moídas e amido de milho (ou farinha de araruta). A linhaça dá a “cola” que precisamos para a massa; o amido de milho ajuda na textura final da panqueca.
O amido de milho é opcional, sobretudo se usarmos farinhas com glúten. O glúten vai fazer com o resultado final das massas seja mais fofo. Quando uso farinhas sem glúten, como é neste caso a aveia, gosto sempre de adicionar o amido de milho, ou farinha de araruta, para que as panquecas não fiquem tão densas e peganhentas por dentro.
Também, quando retiramos o ovo das receitas e juntamos outros ingredientes, precisamos de ajustar todos os outros ingredientes. Sobretudo os ingredientes líquidos, já que as alternativas ao ovo podem deixar as massas muito secas.
Depois de alguns testes, surge então esta alternativa às panquecas de aveia e banana, mas sem ovo. Gosto sempre de ter alternativas para os leitores vegetarianos, ou com alergia, ou intolerância ao ovo.
Não se esqueçam de experimentar e partilhar comigo o que acham destas novas panquecas! Sigam o Na Cadeira da Papa através do Instagram, e marquem o blog nas vossas receitas.
- 2 colheres de sopa de sementes de linhaça
- 180g de flocos de aveia
- 1 banana bem madura
- 350ml de bebida vegetal (usei de aveia)
- 1 colher de sopa de amido de milho ou farinha de araruta (opcional)
- 1 colher de chá de fermento em pó
- Num robot de cozinha, ou picadora, moer as sementes de linhaça e os flocos de aveia.
- Numa taça esmagar a banana e misturar a bebida vegetal.
- Juntar todos os ingredientes secos e misturar até obter uma massa homogénea. Deixar repousar.
- Aquecer bem uma frigideira. Assim que estiver bem quente, baixar o calor para uma intensidade média.
- Dispor colheradas da massa na frigideira e deixar cozinhar as panquecas por cerca de 1 minuto de cada lado.
- No copo colocar as sementes de linhaça e os flocos de aveia e pulverizar 10seg/vel10.
- Juntar os restantes ingredientes e misturar 30seg/vel5. Deixar repousar.
- Aquecer bem uma frigideira. Assim que estiver bem quente, baixar o calor para uma intensidade média.
- Dispor colheradas da massa na frigideira e deixar cozinhar as panquecas por cerca de 1 minuto de cada lado.
Tags In
10 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
[…] panquecas; abro o frigorífico e percebo que os ovos acabaram! Felizmente, tinha a receita da Leonor Cício e tudo acabou […]
[…] Panquecas de aveia e banana sem ovo […]
Olá Leonor, adoro o seu blog, tenho dois filhos e o mais novo tem 7 meses e faz os 8 meses na 2a, dia 30. É um bebé amamentado e posso misturar o meu leite nos ingredientes para fazer a panqueca? Obrigada
Olá, o problema de cozinhar com o leite materno, é controlar a temperatura, já que este não deve ser elevado acima dos 37º.
Olá. Um bebé de 8 meses e meio pode comer as panquecas com o leite vegetal ? Que leite aconselha ? O meu bebé está a leite materno.
Olá! Sim, pode. Tem apenas que escolher uma bebida vegetal que não seja adoçada e que tenha o menor número de ingredientes possível.
Podem se se fazer no forno so em cima de papel vegetal?
Olá! No forno, este género de massas fica muito seco.
Posso substituir o leite de aveia por agua? Bebé com APLV e a pediatra nao aconselha bebidas vegetais por risco de contaminação cruzada (bebé amamentado).
Olá Patrícia, nesse caso faça a sua própria bebida vegetal, com aveia e água batidas numa liquidificadora ou robot de cozinha. No entanto, se as bebidas vegetais contiverem vestígios de leite de vaca, têm que assinalar na embalagem, é uma questão de ler os rótulos.