Como passei a poupar nas festas de aniversário?
Há quase 7 anos que se organizam festas de aniversário cá em casa. Com as duas festas infantis que me faltam preparar este ano, totalizam 14 festas de aniversário! (14!!!) Quem organiza festas de aniversário, mesmo em casa, sabe que pode ser motivo de muitos gastos. Esse já foi o cenário cá em casa, mas tem vindo a mudar. Mas afinal, como passei a poupar nas festas de aniversário?
Os descartáveis
Bem, desde que preparo festas de aniversário cá em casa, que sempre adoptei a postura de sujar o mínimo e ter o mínimo de trabalho possível depois. Foi aí que decidi que iria sempre servir a comida em doses individuais, em vez de grandes taças, por exemplo. E para isto comprava todo o tipo de taças e copinhos de plástico, para no final deitar fora e não ter que pensar mais no assunto. (shame) Até me arrepio de escrever isto, mas é a verdade!! Com o passar dos anos, e das festas, concluí que aqui residia uma grande fatia dos meus gastos nas festas: em descartáveis. E que era totalmente dispensáveis!
Agora, em vez de levarmos 3 sacos de lixo para o caixote e reciclagem no final da festa, levamos 1 (com restos de comida essencialmente). Passei a poupar nas festas de aniversário servindo em taças, copos de vidro e frascos de vidro, que no final da festa lavamos na máquina. Sim, requer ter muitas taças e muitos copos. Mas com a frequência das festas, para nós faz sentido. Contudo, tento pensar em opções que não precisem de louça alguma, como os salgadinhos, queques, bolachas, pipocas. Até para a fruta usamos espetadas. Pontualmente coloco uma mousse ou outro docinho de comer a colher. Menos taças, são também menos talheres.
As decorações
Outra coisa que deixei de comprar foram decorações e em especial balões. Aqui, passei a poupar muito nas festas de aniversário. Era habitual ter um balão com o número de anos que os meus filhos faziam. Eram balões reutilizáveis, que eu tirava o ar e enchia num aniversário seguinte. Contudo, a loja onde eu fazia isso, deixou de encher os balões que trazíamos de casa. Só enchia se apresentássemos o talão de compra, em como tínhamos adquirido o balão na dita loja. Achei isto simplesmente ridículo, já que eu não guardo os talões tanto tempo, para além de que as letras dos talões desaparecem em poucos meses.
Posto isto, deixei de comprar e reutilizar balões com números. Deixei também de comprar os balões de látex, que pouco tempo depois descobri que era um crime contra o ambiente, sobretudo aqueles que soltamos no ar (que eu nunca fiz). Por favor malta, não soltem balões ao ar livre!
Agora, faço todas as decorações e digo-vos, ninguém sente a falta dos balões. São absolutamente desnecessários. Tirei outra pressão no dia da festa que era ir buscar os balões, pois no caso dos balões de látex, o hélio só dura 8h. Ou seja, tinha que ir buscar os balões no próprio dia… enfim! (sim, eu sei que se podem comprar bombas de hélio e encher em casa)
Leia também:
Festas de aniversário – Checklist
Como fazer uma grinalda de festa
Porque guardo todas as decorações de festas?
7 dicas para festas de aniversário em casa
Tags In
3 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Olá Leonor!
Eu ainda só tenho um piqueno e ainda só tive uma festa de aniversário. Claro que fiz os disparates todos, mas também foi o primeiro aniversário, por isso festa pequena só com tios e avós. Mas realmente o futuro preocupa-me e gostava de poder fazer as festas em casa, porque me faz confusão aqueles sítios que agora organizam festas. Por outro lado, é previsível que a família cresça, o que torna o tema mais pertinente. Assim, achei o post muito útil. Uma pergunta: as taças e copos de vidro não acabam partidas? Não é perigoso para os pequenitos?
Beijoca
[…] Como passei a poupar nas festas de aniversário? […]
[…] Como passei a poupar nas festas de aniversário? […]