Sopa de alho-francês – Sopa da Semana #06
Para não dizerem que só uso cebola, só uso cebola, esta semana saiu uma sopa de alho-francês. Não é que não goste, gosto muito!! Mas o meu pai cultiva muitas cebolas e uma pessoa tem que lhes dar uso. É só esse o motivo porque a maioria das nossas sopas são feitas com cebola.
Pois é, o meu pai tem uma pequena horta, mas cultiva muitos legumes, que usamos nas nossas sopas (e restantes refeições). Já não me lembro de comprar batatas, cebolas, abóbora, couves e nabiças. O meu pai encarrega-se de me abastecer.
Hoje não vou bem deixar uma dica, mas mais relembrar-vos do post que escrevi a semana passada, sobre as alternativas ao azeite que uso cá em casa. Se quiserem variar uma sopa que comem durante a semana, podem sempre kita-la como sementes ou outros temperos.
Sopa de alho-francês
Desta fotografia, apenas o alho-francês e a couve-flor não são da horta do meu pai. O feijão usei seco, que demolhei por um pouco mais de 12h, mas coloquei assim na panela. Ou seja, não pre-cozi. Contudo, isso pode não ser possível com o feijão de compra. Se não têm a certeza que o feijão irá cozer nos 20-25 minutos em que cozem os restantes legumes, será sempre melhor pré-cozer.
Normalmente para a sopa aproveito bastante do alho-francês. A parte verde é bastante fibrosa, mas bem cozida e triturada, não se sentirá. Também vão reparar na receita que trituro metade da couve no puré e a outra metade coloco “por cima” da sopa. Isto porque, há dias que os meus filhos embirram com “coisas” a boiar na sopa (mais o pequeno) e assim garanto que parte da couve vai no puré independentemente do humor do dia.
- 2 alhos-franceses (300g)
- 1 abóbora hokkaido (1kg)
- 1 couve-flor (1,2kg)
- 1 molho de couve penca (200g)
- 1 chávena de feijão demolhado (200g)
- 3 litros de água
- sal (opcional)
- Em primeiro lugar, colocar a água numa panela a aquecer.
- Colocar os alhos-franceses às rodelas, a abóbora aos cubos, os floretes da couve-flor, o feijão e metade do molho da couve.
- Deixar cozer por cerca de 20-25 minutos.
- Entretanto, cortar a outra metade do molho de couve em juliana.
- Passar com varinha mágica os legumes até obter um creme espesso (pode ajustar a consistência juntando mais água).
- No final, juntar a couve em juliana e, se esta for tenra, deixa-la cozer no calor residual da sopa.
- Colocar o azeite sempre em cru, no prato, na hora de servir.
Ver mais Sopas da Semana
2 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Adorei tudo o que publica. As receitas são fantásticas muito bem explicadas, redigidas e muito interessantes. Tenho uma bebe de 19 meses, pela qual faço tudo e é por ela que procuro uma boa alimentação, uma alimentação diferente.
Adorava a conhecer, embora já tive a oportunidade de o fazer(um workshop que fez na biocelos), mas infelizmente foi impossivel eu estar presente nesse dia. Muito obrigada por partilhar.
[…] onde cultiva alguns legumes. Há umas semanas fiz uma sopa com muitos legumes vindos da horta dele, esta. Desta vez o meu pai trouxe-me chuchus! Saiu assim uma sopa de chuchu e […]