Sopa de cenoura e ervilhas – Sopa da Semana #05
A sopa desta semana foi um limpa frigorífico. Temos comido mais abóbora e, por isso, as cenouras estavam a estragar-se. Assim, saiu uma sopa de cenoura e ervilhas, para aquecer estes dias frios de outono.
Ok, fiquei uns bons 10 minutos a olhar para esta página em branco, a pensar que dica deixaria hoje. Mas resolvi falar em combinação de legumes. Foi algo que levantou muitas questões na semana passada, quando falei que usava a batata para equilibrar a textura das lentilhas.
Há legumes que gosto de combinar, outros nem por isso. Por exemplo, não gosto muito da combinação de curgete com abóboras do tipo menina. A abóbora menina é mais “aguada”, que a Hokkaido ou a manteiga. A sopa fica com uma textura mais leve e fina (há falta de melhor caracterização) e nós gostamos da sopa mais “cremosa”. Quando uso curgete, gosto de colocar legumes que ofereçam mais consistência à sopa, como por exemplo: a cenoura, os talos dos brócolos, ou grão. Quando não coloco leguminosas na sopa, gosto sempre de juntar ou batata, ou cenoura, para dar mais textura à sopa.
As combinações de legumes são um mundo! E também um gosto pessoal. Estes anos de sopa semanais já me permitiu combinar imensos legumes e perceber quais gostamos mais e quais gostamos menos. Registem as vossas combinações preferidas e percebam quais gostam mais.
Sopa de cenoura e ervilhas
A sopa desta semana foi um autêntico rapa frigorífico. Temos comido mais abóbora, que a época está quase, quase a terminar. Portanto, tinha uma série de cenouras prestes a estragarem-se, que aproveitei para esta sopa. Aquela couve-branca é um resto da couve da sopa da semana passada: sopa de lentilhas e couve-branca. Por fim, as curgetes também eram um resto de uma compra da semana passada e que precisavam de ser gastas.
Não foi uma sopa muito planeada, foi feita com o que tinha e que precisava de ser gasto. Mas nem por isso deixeu de ser uma sopa deliciosa.
- 5 cebolas pequenas (600g)
- 5 cenouras médias (1kg)
- 2 curgetes grandes (1,2kg)
- 1/3 cabeça de couve-branca (300g)
- 1 chávena de ervilhas congeladas (200g)
- 3 litros de água
- sal (opcional)
- Em primeiro lugar, colocar a água numa panela a aquecer.
- Colocar as cebolas em quartos, as cenouras descascadas aos pedaços, as curgetes aos pedaços, a couve-branca e as ervilhas.
- Deixar cozer por cerca de 20-25 minutos.
- Passar com varinha mágica os legumes até obter um creme espesso (pode ajustar a consistência juntando mais água).
- Colocar o azeite sempre em cru, no prato, na hora de servir.
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Olá, comecei agora a seguir este blogue. Gostava de saber porque é que coloca o azeite cru no prato? Muito obrigada
Olá! O calor destrói os antioxidantes do azeite. Logo, será sempre melhor usa-lo em cru, que cozinhar. Na sopa, é um dos pratos que é fácil usar o azeite em cru.