Receita de chá gelado caseiro de pêssego
Certo dia olhei para as cascas dos pêssegos, que acabara de descascar para os miúdos, e pensei: será que consigo fazer chá gelado com isto? Este pensamento não apareceu só por isso. Os últimos dias de calor, exigiram maior hidratação e consumo de água. Para vos ser sincera, até eu me fartei de beber tanta água. Lembrei-me daqueles velhos tempos em que bebia litradas de chá gelado de compra e que bem que sabia. Tempos que já lá vão, que não entra um ice tea cá em casa há muito tempo (diria anos).
Mas será que funcionaria? Saberia bem? Talvez precisasse de juntar adoçante… não acredito que só cascas e caroços de pêssegos com água resultem numa bebida refrescante. Mas vamos lá tentar.
Primeiro, lavei muito bem os pêssegos antes de descascar. Depois de descascados essa tarefa pode tornar-se difícil. Se preferirem podem desinfectar com vinagre ou amukina. Descasquei e comemos os pêssegos. As cascas e caroços coloquei num fervedor com 1 litro de água.
Assim que levantou fervura contei aproximadamente 15 minutos e desliguei. Coei para uma garrafa e deixei arrefecer (para o vidro não estalar com a oscilação abrupta de temperaturas). Por fim coloquei no frigorífico.
Uma coisa é certa: a comida fria é menos doce que a quente. Sabiam? É normal quando preparam alguma coisa, que esta tenha um paladar mais doce, que quando arrefece. Provei este chá gelado bem fresco e estava no ponto, sem qualquer adoçante. Com um leve sabor a pêssego e naturalmente adocicado.
Confesso que com a minha reeducação alimentar, já nem o ice tea de compra me sabia bem. Acho-o demasiado doce (para não falar da quantidade de ingredientes estranhos na composição).
A água é sempre a fonte de hidratação que devemos procurar. Mas para variar, deixo-vos esta alternativa bem saborosa.
- Cascas e caroços de 2 pêssegos ou nectarinas (bem lavadas)
- 1 litro de água
- Colocar todos os ingredientes num fervedor ou tacho e deixar levantar fervura.
- Deixar ferver por 15 minutos.
- Coar e guardar no frigorífico.
Outras receitas refrescantes:
Tags In
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Fiquei com vontade de experimentar até porque sou super fã de chás frios nesta altura do ano 🙂