Fruta nas lancheiras da escola
Venho hoje fazer uma reflexão sobre algumas questões relacionadas com o consumo de fruta, que me têm colocado a propósito dos posts das lancheiras.
A importância da fruta numa alimentação saudável e equilibrada é indiscutível. Quando lidamos com fruta (ou qualquer alimento orgânico) lidamos com oxidação. É uma reacção química que ocorre entre os átomos dos alimentos e os de oxigénio no ar. Os alimentos alteram a sua cor e mesmo a textura.
Mas quais os riscos de consumir fruta oxidada? Em boa verdade, não há malefícios (do que li e averiguei), apenas menos benefícios. A oxidação está associada a perda de vitaminas. Não existem perigos de comer alimentos oxidados, apenas estaremos a consumir menos vitaminas.
A oxidação não é o único factor que leva a perda de vitaminas nos alimentos. Para começar, a fruta (como qualquer alimento orgânico) desde que é colhida começa a perder nutrientes, nomeadamente vitaminas. Quanto mais tempo for armazenada, mais perde, quanto mais tempo demorar a chegar às nossas bocas, mais perde. Por isso a importância de respeitar a sazonalidade das frutas e legumes, e ter a preocupação em comprar alimentos de produção local, pois assegura-se que o tempo de armazenamento/transporte será mínimo, e a perda de vitaminas, mínima. O calor e a luz também são factores que levam à perda de vitaminas. Um alimento cozinhado, mesmo que levemente cozinhado, tem menos vitaminas que o mesmo alimento cru. Felizmente, a fruta não contém apenas vitaminas, mas também fibras e minerais que não são tão afectados pela oxidação.
Uma das soluções para retardar a oxidação é resguardar a fruta da luz e do calor, portanto, guardar no frigorífico. Mesmo depois de descascada, se a fruta for mantida fria num saco térmico, a oxidação será mais lenta que à temperatura ambiente.
Em relação à fruta descascada e partida nos lanches da miúdas cá de casa. Vamos ver as coisas deste prisma: não há perda de vitaminas, se estas não forem ingeridas. Ou seja, se elas não levassem fruta na lancheira, consumiam zero vitaminas, levando, mesmo que alguma perda devido à oxidação, consomem uma pequena parte, que mesmo pequena, é alguma coisa. Depois, há que ver a alimentação de um dia inteiro. Há mais momentos do dia em que comem fruta, cuidadosamente preparada na altura de ingerir, e, por isso, com menos perdas de vitaminas.
No entanto, tenho alguns cuidados ao escolher a fruta para as lancheiras. Eis alguns pontos e sugestões que tenho em mente, na hora de preparar as lancheiras.
– frutas ricas em vitamina C (ácido ascórbico, que é anti-oxidante): laranja, tangerina, kiwi ou abacaxi – a laranja e a tangerina, para além de ricas em ácido ascórbico, não ficam expostas ao ar, estando resguardadas nas pelicas que envolvem os gomos;
– frutas que não precisam de ser cortadas e/ou descascadas: maçã inteira, morangos, uvas ou tomate cereja;
– frutas que não oxidam com facilidade (se me souberem dizer porquê, agradeço): melão, meloa ou melancia;
– em última instância: manga, pêssego, ameixa ou pêra (que quanto a mim, não têm uma oxidação demasiado intensa para que não sejam consideradas).
Estas últimas podem ser regadas com sumo de limão, por exemplo, já que o ácido ascórbico retarda a oxidação.
Com isto concluo: preferia muito mais andar atrelada às miúdas e preparar-lhes a fruta na hora de comer. Na impossibilidade de isso acontecer, não vejo mal em dar fruta que já foi preparada previamente, que pode ter (ou não) alguma perda de vitaminas, mas que no final da história vem diversificar e equilibrar os lanchinhos delas.
Outra forma de conservar fruta nas lancheiras
Tags In
17 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Excelente artigo! 🙂
Concordo! Quando preciso de preparar para o meu bebe com antecedência, trituro maçã, pera ou banana e rego com sumo de meia laranja ou tangerina. Ajuda a não oxidar e acrescentar vitamina C!
A meu ver.. Continua a ser muito melhor fruta levemente oxidada e com menos vitaminas que outras opções mais práticas a curto prazo mas mais caras na saúde e educação alimentar a longo prazo
Ola boa tarde, gostaria de perguntar como preparava o lanche para o infantario enquanto elas nao comiam a fruta inteira. Eu pergunto porque a minha bebe nao quer o iogurte natural e eu nao queria dar de aromas, ela tem 10 meses. Queria enviar a fruta de forma a que as senhoras fossem so misturar com o iogurte, mas visto que ela anda nao “mastiga” muito bem, é preciso paciencia e tempo, entao so em casa é que faço isso. Fico sem ideia para enviar acabo por enviar sempre a manga (esmagada com o garfo), que me parece ser a unica que nao oxida, já que preparo de manha.
Alguma ideia de outras frutas, sem ser cozida.
Olá, não consigo responder-lhe! Primeiro porque elas começaram a comer fruta aos pedaços bem pequeninas (com 7-8 meses), depois, por nessa altura elas ainda não andavam na escola :/ não sei mesmo como ajudar! 🙁
Para o mesmo efeito que a manga tem também a papaia e o mamão que podem ser esmagados desde que maduros e também não oxidam..
A minha bebé tem 5 meses e vai iniciar agora o consumo de fruta. Talvez triturar bem a fruta e congelar logo em boiões herméticos. Depois retirar consoante a necessidade de envio para a creche seja uma boa opção.
Olá! A bebé precisa de começar a consumir a fruta agora por algum motivo?
A meloa, melão e melancia nao oxidam quase nada porque têm uma grande percentagem de agua na sua composição, apenas por isso. A agua atua neste caso quase como um agente “cristalizador” e mais de 70% dessas frutas são agua.
Bom dia. Obrigada pela partilha. O meu filhote é um pouco esquisito com a fruta. Come pouca coisa. A maça só cortada. Com as gotas de limao não fica acida? Obrigada
Fica com um trago ácido, mas não fica demasiado ácida 🙂
Pois o que eu queria mesmo saber é onde arranjou estas lancheiras, que parecem tão práticas, com a divisória!
São do IKEA 🙂
Eu mando a fruta para a escola da minha princesa numas “caixinhas” da taparwer que preservam mt bem a fruta aos pedaços.a maçã na hora dela a comer n tem quase oxidação nenhuma!
Olá Isabel. Pode dizer-me que caixas são essas? São umas de 3 cores, com capacidade de 200 ml, que no catálogo chamam de mosqueteiros? Obrigado
Excelente. Adorei. É sempre preferível menos vitaminas que zero vitaminas, do que não enviar fruta. Eu mando a fruta tipo maçã, tangerina e pera com casca e na escolinha descascam. Também mando muitas vezes banana com casca. Nesta altura do ano mando também morangos, framboesas. Quando houver melão, melancia, pêssegos, etc mando também, porque oxidam pouco. É tentar variar, mas às vezes é difícil. Obrigada pela partilha.
[…] Fruta nas lancheiras da escola […]