Enviar papas caseiras para a creche
Tive a sorte de ficar com as meninas em casa até aos 18 meses (mais ou menos). Nessa altura, quando entraram para a creche, os lanches já eram mais diversificados e facilitaram muito a tarefa de enviar lanches. No entanto, nem toda a gente tem esta facilidade, e por todos os motivos e mais alguns, os pais precisam de regressar ao trabalho depois da licença de maternidade/paternidade. É preciso deixar o bebé ao cuidado de alguém, alguns ainda com 4 meses. Para os pais que optam oferecer papas caseiras aos seus bebés, coloca-se a questão de conservação e envio de papas caseiras para a creche, amas ou avós. Não tendo experiência nesta temática, posso apenas sugerir como faria, salientando cuidados a ter.
A primeira questão que se coloca, é que uma creche que oferece papa de pacote aos bebés, dificilmente preparará uma papa caseira para um bebé (ou vários). Mas a minha primeira tentativa passaria por aí. Por tentar falar com a creche, a responsável pela alimentação e perceber essa viabilidade. Há uns meses atrás, num dos meus workshops de papas caseiras, deparei-me com a presença de uma dessas responsáveis. Confessou-me que as papas caseiras são mais simples de preparar do que se pensa. Apresentei-lhe os números e quando percebeu que era bem mais económico, que as papas de compra, prometeu-me que iria tentar implementar um dia de papa caseira.
Caso não haja receptividade da creche para preparar a papa, o passo seguinte será enviar a dita feita. Pessoalmente optaria por enviar a papa feita e guardada num termo. Por experiência pessoal, sei que um bom termo conserva a papa na perfeição por largas horas. Prepararia a papa de manhã, no máximo demoraria 15 minutos, que é o tempo de tomar um pequeno-almoço descansado. Enquanto isso ferveria* um termo para conservar melhor o calor e guardaria a papa aí. Neste caso, se optarem por incluir leite de fórmula ou materno, este já pode ir misturado na papa, desde que a papa esteja à temperatura de 40º, ou pode ser adicionado posteriormente, na hora de oferecer ao bebé.
Outra hipótese será enviar a papa preparada em frio. Na creche terão que a aquecer para oferecer ao bebé, se o bebé preferir a papa morna (que é mais agradável). Neste caso, há o inconveniente de papa não poder ir com leite materno ou de fórmula adicionado. Nenhum deles pode ser aquecido acima dos 40º, pelo que a prática mais segura será a de adicionar o leite quando a papa estiver a essa temperatura. Há a vantagem de a papa poder ser preparada com antecedência, já que vai ser aquecida na hora.
* colocar água a ferver dentro
19 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Olá!
O meu filho tem 18 meses e leva papas caseiras para a creche desde os 7 meses (quando começou a ir). As papas já vão preparadas e na creche aquecem em banho maria e acrescescentam leite – mas também podem ser aquecidas no microondas.
No início levava leite materno congelado (para despachar o que tinha guardado) e desde que acabou leva leite em po (3-4 doses) que juntam a papa depois de aquecida.
Por norma preparo papa para 3 dias que guardo no frigorífico para não ter de preparar todos os dias – aguenta bastante bem.
Gostamos muito de viajar e temo-lo levado connosco – Moçambique, Africa do Sul, Japão. Tenho usado sempre o mesmo esquema – preparo e levo num termos nos passeios durante o dia.
Espero que ajude!
O meu filho levou papa caseira para a creche até os lanches passarem a ser iogurtes.
Preparava a papa caseira com o mínimo de água possível, colocava num tapperware de vidro e na creche guardavam no frigorífico até à hora de comer. Levava a dose de leite em pó, que preparavam lá na hora e depois juntavam à papa, que era aquecida em banho Maria ou no micro-ondas.
Ca fazemos o mesmo que a mamã acima já referiu. Preparo normalmente em casa (demolhar, cozer com fruta em agua), quando frias guardo no frigorifico para o dia seguinte. No nosso caso, a filhota tem que comer papa lactea e como so ha leite artificial, na creche aquecem, adicionam um pouco de agua (tem tendencia a ficar tipo gelatina depois de fria) e as colheres de leite em po que se dissolvem directamente na papa. E pronto, na creche foram recetivas a esta preparaçao dado que para elas nao ha grande diferença entre preparar uma instantanea e aquecer uma caseira!
Faço normalmente para 2 dias e guardo no frigorífico em taça de vidro. Como a minha filha gosta da papa fria, nem é preciso aquecer. Antes aqueciam no microondas e juntavam depois um pouco de LM que eu enviava. Mas entretanto deixei de juntar leite, como ela continua a mamar não há de ter falta de cálcio, pelo que a papa normalmente só tem a água, o cereal e a fruta, às vezes junto canela.
Infelizmente nem sempre é fácil levar papas caseiras para a creche. Responderam-me “aqui não entra nada de fora”. E muito menos receptividade para fazerem papas caseiras.
Também me deram essa resposta. Mas insisti um pouco e pediram-me declaração médica. Como a própria pediatra não se inclina muito para as papas caseiras, acabei por sugerir fazer eu uma declaração e eles lá aceitaram. Era o que faltava não ter qualquer poder de decisão sobre a alimentação da minha filha! Experimente dessa forma, pode ser que fiquem mais recetivos…
O meu pequenote vai para a creche agora em Setembro. E em casa tenho lhe dado sempre papa caseira, mas noto que se por acaso faço a papa e vou dar banho a ele enquanto arrefece, quando a vou dar já esta oxidada. Como fazem para que isso não aconteça nas papas que enviam para a creche?
Aceito dicas e receitas 😉
Olá! Nunca me aconteceu uma papa oxidar. Pode encontrar algumas dicas neste post: http://www.nacadeiradapapa.com/2017/07/enviar-papas-caseiras-para-a-creche.html
Olá!! desde que vi aqui as receitas de papas caseiras que as dou à minha princesa e envio para a escola já feita, no entanto não peço para adicionar leite, nem LM nem LA, acha que faço mal? A Matilde está com 10 meses e já come papa caseira desde os 6… agora alterno, 1 dia envio iogurte natural com fruta e outro papa.
Olá! Essas questões deverão ser faladas com o profissional de saúde que acompanha a bebé. Eu não sou profissional de saúde, nem nutricionista, nem conheço a sua bebé, para saber se é necessário ou não essa refeição ter leite. 🙂
Olá! Posso demolhar uma quantidade maior de flocos e conservar no frigorífico a parte que não é cozida nesse dia?
Obrigada.
Olá! Sim, pode 🙂
Durante quanto tempo podem ficar os cereais em água antes de cozer?
Olá! Bastante tempo, desde que guardados no frigorífico.
Boa tarde, ja agora dou-lhe os parabéns porque segui la têm me ajudado imenso.
A minha questão é como preparo a papa caseira para a creche,quais os passos ?não vai ter leite para acrescentar.
Obrigada
Olá! Tem várias receitas de papas no blog. Não sei se percebi a sua dúvida na totalidade.
[…] Ler artigo […]
Tenho uma duvida no caso eu preparo as papas apenas com leite, por idicaçao da pediatra, mas a minha filha vai para a ama no mes que vem ,mas estou a ter dificuldades em compreender como a vou preparar.
As minhas duvidas sao os cereais teem de ser cozidos certo? cozo primeiro deixo arrefecer e no momento a ama junta a fruta e o leite, ou cozo os cereais e a frunta junto, deixo arrefecer e junta-se o leite no momento de dar a para, nao me importo de as preparar de vespera ou no dia, mas esta a fazer me confusao estas minhas duvidas.
Olá! Pode cozer os cereais com a fruta, ou sem a fruta, como preferir. O leite só deve ser adicionado na hora de consumir.