Sopa em BLW? Sim, é possível!
Hoje o baby-boy completou 6 meses! Não estava a contar que hoje começasse a comer. Queria começar eventualmente esta semana, sem pressas, um dia qualquer com calma, que nos desse jeito. Mas aconteceu. Hoje começou a comer, em baby-led weaning e começou pela sopa. Mas, mas, mas, é possível? Sim, é possível a introdução da alimentação complementar pela sopa em BLW.
Hoje de manhã, enquanto preparava as panquecas para a lancheira da Tete e oferecia de pequeno-almoço às miúdas, deparei-me com uma panqueca perdida no tabuleiro da cadeira do baby-boy.
E o que o pequeno se esforçou para lhe chegar, até que… chegou! Pegou, mordeu, mastigou, “esfrangalhou” a panqueca toda sozinho. Mas como isto aconteceu? Mas como ele sabe o que isto é e serve para comer? Primeira lição do dia: não somos nós que decidimos quando e o quê eles vão começar a comer em BLW! Quando o bebé contacta e partilha regularmente as refeições com a família, seja os pequenos-almoços, almoços, lanches ou jantares, eventualmente acontecerá o que nos aconteceu hoje. Uma panqueca, ou outro alimento salta para a sua frente e começam a comer. Sabemos que nesse dia eles estão preparados e é hora de avançar.
E o que fazer agora? Ainda me encontrava dividida de como fazer: sopa, ou BLW? Mas serão assim tão incompatíveis ou opostos? A sopa é um prato, o baby-led weaning uma abordagem. Portanto, não se podem comparar.
O baby-led weaning defende que o bebé deve ser confrontado com os hábitos alimentares da família. Pois cá em casa a sopa é a base. Comemos sempre, todos, para mim é impossível pensar em introduzir a alimentação complementar sem passar pela sopa. Mas como o fazer mantendo uma abordagem que respeita o bebé como o BLW?
Este foi tema de uma extensa troca de e-mails entre mim e a Gill Rapley e Tracey Murkett, autoras dos livros originais de BLW. Mas só depois de elas terem vindo a Portugal é que perceberam a real importância da sopa na nossa cultura e gastronomia. Após algumas sugestões delas e depois de dissecar os seus livros, resolvi experimentar oferecer sopa em BLW através de colheres pré-carregadas (ready-loaded spoons).
Como oferecer sopa em BLW?
No livro “Os bebés sabem comer sozinhos“, a tradução do livro “The Baby-led Weaning Cookbook” de Gill Rapley e Tracey Murkett, podemos ler (pág. 23): “Para comida fluídas, um pequeno recipiente, que o bebé possa segurar numa das mãos (enquanto tem uma colher na outra), possibilitará o uso de ambas as mãos simultaneamente. No início, poderá preferir oferecer-lhe uma colher pré-carregada, para que ele possa praticar o acto de a levar até ao interior da boca ainda com alguma comida!”
Pode-se ler também no livro “Baby-led Weaning: Helping your baby to love good food”, das mesmas autoras (pág. 177-178): “E os bebés podem tirar comida de uma colher com a boca, antes de poderem carrega-la eles mesmos, de modo que oferecer ao seu bebé uma colher pré-carregada também pode ser uma maneira útil de mostrar-lhe como funciona uma colher.” (tradução livre)
E foi isto mesmo que fiz. Preparei uma típica sopa de bebé, como a que oferecemos por uma abordagem tradicional, mais espessa. Carreguei pequenas colheres e ofereci junto com outros alimentos. O baby-boy sentiu-se imediatamente atraído por elas. Pegou nelas e levou-as à boca comendo tudo o que estava contido nelas.
Ainda pegou nos outros legumes inteiros, levou à boca, explorou. Mas sem dúvida que as colheres foram o que mais o atraiu.
Qual a opinião de Gill Rapley e Tracey Murkett?
Bom, claro que não passei o dia sem enviar um e-mail a Gill e a Tracey sobre as minhas experiências. Precisava da aprovação delas à minha interpretação das suas orientações. Elas sempre se mostraram muito interessadas em ajudar e encontrar uma forma de interpretar o BLW, de forma a que fizesse sentido no nosso país. Ficaram encantadas e confirmaram que se o bebé tem a capacidade de levar uma colher à boca sozinho, a técnica das colheres pré-carregadas é uma excelente estratégia!
Sopa e baby-led weaning não são incompatíveis, muito menos opostos!! É possível oferecer sopa em BLW, se o desejo da família é seguir uma abordagem respeitadora do bebé.
Adquirir ebooks de como oferecer alimentos ao bebé.
Mais informações sobre BLW:
Visitem o site da Gill Rapley, para mais artigos e informações sobre BLW: http://www.rapleyweaning.com.
Têm ainda os livros e a tradução em português “Os bebés sabem comer sozinhos” da editora Matéria Prima. Encontram em livrarias físicas, online e em hipermercados.
Tags In
28 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Que giro, sigo a sua página há apenas uns meses e tenho tomado imensa atenção aos artigos das papa a caseiras e alimentação complementar. Descobri hoje que o seu babyboy tem exactamente a mesma idade do meu 😀
Também era para começar hoje mas fomos à praia e acabei por não preparar nada.. Amanhã começo de certeza e com a sua ajuda. Muito obrigada um beijinho
Espectacular!!!!!
Que giro! De facto, a sopa portuguesa é rainha na nossa alimentação tradicional. Eu costumo dizer que é o meu green smoothie Parece que o baby-boy se divertiu! Para o próximo mês, a minha bebé fará os 6 meses. Espero que também goste de explorar. Temos sorte que é verão, é que assim é um bocadinho mais fácil de limpar Por favor continua a partilhar.
Gostei imenso da ideia! Irei fazer igual quando chegar de férias!
O meu pequeno fez 6meses há pouco também.
Para já comeu abacate em blw!
Em princípio também provará nas férias batata doce.
Já agora o que levava a sopa e o que ofereceu inteiro?
Obrigada pela partilha!
Um beijinho
Olá! Tem a sopa e o que dei inteiro neste post: http://www.nacadeiradapapa.com/2017/07/primeira-sopa-do-bebe.html
Obrigada pelo link com a receita da sopa! Não consegui ler o que escreveu mas depois vejo quando aceder no computador.
Não entendo para quê tudo isto. Não estou a criticar, longe disso! Apenas me parece que estas teorias / técnicas pensam a curto prazo. Para quê toda esta chafurdice? Sem ofensa! Todos nós fomos alimentados à boca até termos capacidade de manusear os talheres. Fiz o mesmo com os meus filhos. Ele come de tudo e com prazer, ela é tal como eu era em miúda, uma lentidão e com pouco apetite. Não depende da abordagem, senão os irmãos teriam sempre o mesmo comportamento. A variável é o indivíduo per si. Mas o que eu queria dizer é que a partir da adolescência, salvo casos de doença, toda a gente se alimenta normalmente. Até eu, que era um castigo para comer 🙂 Para quê colheres especiais e parafernália, para quê antecipar uns meses o manuseamento dos talheres, que benefício traz para o resto da vida? A ti faz alguma diferença a maneira como aprendeste a comer, que acredito tenha sido a tradicional? É não estás tão atenta à qualidade dos alimentos, isso sim realmente importante? Desculpa discordar, mas acho que também faz falta.
Olá! Escolhi esta abordagem, porque me fez sentido e porque sinto que é uma forma mais respeitadora de alimentar um bebé. Depois de introduzir a alimentação complementar a 3 filhos, sendo que as duas primeiras fi-lo de forma tradicional, finalmente sinto que encontrei a forma de alimentar um bebé que confia nas suas capacidades, apetite e interesse. Esta “chafurdice”, como denomina, acontece agora, como acontecerá depois quando ele pegar numa colher (aconteceu com as irmãs). Para além disso, são reconhecidas claras vantagens nesta abordagem, que tenciono descrever posteriormente, nomeadamente na formação maxilar do bebé/criança. É facto, que uma alimentação que incentiva o bebé a mastigar desde cedo (antes dos 8 meses), contribui para um crescimento e desenvolvimento saudável dos dentes e maxilares. Vários ortodontistas crêem que o boom de correcções ortodônticas dos últimos anos se deve, sobretudo, numa alimentação muito baseada em comidas liquefeitas (sopas, purés de fruta e papas), por um período de tempo longo durante a introdução da alimentação complementar. Por isso, não, não acredito que seja uma abordagem com visão a curto prazo, mas sim a longo. Infelizmente poucas pessoas o praticam, para que seja realizada evidência científica sobre os benefícios do BLW. Mas estamos cá para incentivar e esperar que um dia sejam feitas. 🙂 Já agora, hoje a mesa ficou praticamente limpa. Em 3 dias, o bebé aprendeu a levar a comida directamente à boca, sem fazer “chafurdice”. 🙂
Espetacular!!!❤️
Olá,
A minha filha faz 9 meses dia 11 deste mês. Será que ainda se vai a tempo de começar esta técnica? Ou deve começar mesmo aos 6 meses?
Obrigada
Nunca é tarde para começar 🙂 só pode levar um bocadinho mais de tempo. O que tenho vindo a aprender com o baby-boy, em comparação com as irmãs, é que o acto de se alimentarem sozinhos é inato! Eles sabem levar a comida à boca e por tudo a funcionar (mastigar, engolir, etc). Penso que o facto de nós começarmos a fazer isso por eles, dando comida à colher, perturba esse conhecimento natural deles, o que torna mais difícil recuperar.
Olá Leonor, será que me pode esclarecer uma dúvida? Será mais conveniente ir oferecendo os alimentos gradualmente durante a refeição ou colocar tudo à frente do bebé para que ele possa escolher.
Obrigada
Olá! Deve-se colocar pequenas porções de cada alimento, para que o bebé possa escolher e ir aprendendo com as suas escolhas. A nossa interferência deve ser mínima, apenas de servir a comida.
Obrigada pela partilha! Tenho um
bebé de 5 meses e estou já a pensar como vai ser depois dos 6 meses de amamentação em exclusivo. Ontem pensava exactamente isso, fazendo a sopa parte da nossa alimentação diária, não faria sentido inclui-la também? Vou adoptar a técnica das colheres pré carregadas! 🙂
Bom dia! Muito obrigada pela(s) partilha(s) 🙂 pode dizer-me qual o modelo de colheres que utilizou para esta abordagem?
MJM
Olá! São colheres normais de plástico. Tinha aqui em casa da primeira filha (usei-as muito pouco).
Olá 🙂 estou super interessada nesta abordagem para os bebés,mas tenho uma dúvida. Quando levar o meu bebé a comer em casa de amigos, tios e etc,como faço? Ele não vai sujar a mesa, sujar se a ele próprio e fazer a maior confusão na mesa? obrigada
Olá! Sobre esse assunto tem estes dois posts:
http://www.nacadeiradapapa.com/2017/07/baby-led-weaning-fora-de-casa.html
http://www.nacadeiradapapa.com/2017/07/alimentacao-complementar-fora-de-casa.html
Como o meu piqueno continua a não querer comer a sopa vou tentar desta maneira,a minha avó já me tinha dito para fazer assim, mas a pediatra disse que ELE NÃO PODE COMER ALIMENTOS SÓLIDOS TÃO CEDO!
Na minha família os bebês sempre comeram à mesa ao mesmo tempo que os adultos e a mesma comida. Nunca me tinha apercebido que haviam estudos sobre o assunto até encontrar o seu blog.
Obrigada pela publicação 🙂
[…] Desde que começou a comer, há mais ou menos 10 meses, que vou partilhando nos Stories do Instagram alguns momentos do seu dia à hora de refeição, ou lanche, ou snack (que é um estado permanente do seu dia). Desde essa altura que recebo mais mensagens de pessoas a perguntar como faço, ou como fiz, para que ele comesse assim, que é um gosto vê-lo comer, que é uma inspiração. […]
O nosso Joaquim vai fazer 5 meses nos próximos dias e hoje oferecemos o seu primeiro legume. Correu muito bem!!! Eu e o pai andamos um pouco perdidos entre o tradicional o blw e o que nos faz sentido. Hoje após o almoço a questão da sopa veio a calhar e estamos extremamente felizes por ter encontrado o seu testemunho (e todo este blog cheio de papas maravilhosas). O nosso sincero agradecimento por já ter quebrado a cabeça, solucionado esta questão e partilhado!!!! Poupou-nos mais algumas discussões e muita correria atrás de quem pudesse ajudar. Uau. 🙂
[…] que não leite, que o Francisco comeu! Não, não fui eu que escolhi ser, as irmãs deram-lhe e trataram assim da introdução da alimentação complementar por mim. São muito simples, levam apenas 3 ingredientes e são aptas a partir dos 6 […]
[…] Sopa em BLW? Sim, é possível! […]
[…] Sopa em BLW? Sim, é possível! […]
Olá Leonor, onde posso encontrar essas colheres recarregáveis?
Obrigada. Estou a adorar o Blog <3
Olá! São colheres convencionais, qualquer colher normal serve 🙂
[…] os 6 meses que apresentei a colher ao Francisco. Desde então que ele tem experimentado, tentado e usado das mais variadas formas a colher. Ao […]
[…] Sopa em BLW? Sim, é possível! […]