Risotto no forno (ou uma espécie de arroz fácil)
Agora que os dias “cresceram”, que temos sol até mais tarde, que há mais dias de sol que de chuva, aproveitamos o regresso da escola para ir ao parque ou passear. Isso quer dizer uma coisa e só uma: chegar mais tarde a casa. Quando dou por ela, as coisas atropelam-se: jantar, banhos, mochilas para o dia seguinte, hora de deitar, ufff… Posto isto, necessidade urgente de jantares rápidos, ou pouco trabalhosos, como este risotto no forno.
Ah risotto. Haverá prato mais trabalhoso e demorado que um risotto? Provavelmente não. Mas haverá forma mais saborosa de comer arroz? Também não. Ultimamente tenho visto em vários sítios receitas de risotto no forno, como sendo uma versão mais simples do típico risotto. Basta por no forno e já está!! Enquanto isso, pode-se dar banho aos miúdos, preparar algo para o dia seguinte, ou mesmo relaxar.
Também não sei até que ponto, podemos chamar este prato de risotto sem um italiano dar 10 voltas na tumba. Um risotto é mais que arroz. É toda uma arte de cozinhar arroz, todo aquele tempo e dedicação… que este prato não tem (de longe).
Não foi o jantar preferido das miúdas, confesso! Eu gostei imenso. Talvez o cansaço de final de tarde, venceu o meu jantar inovador. Não fica exactamente igual a um risotto tradicional. Mas fica bem próximo, e pelo trabalho que dá – que é quase nenhum – vale bem a pena!
Outras receitas de risotto
Risotto de espargos e cogumelos
Risotto de abóbora e cogumelos
Risotto de beterraba e ervilhas
Risotto de cogumelos e ervilhas [desde os 12 meses]
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 200grs de tomate (usei mini-chucha)
- 100grs de cogumelos (usei brancos)
- 1 chávena de arroz árboreo
- 1 chávena de ervilhas congeladas
- 2 chávenas de caldo de legumes ou água a ferver
- 1 colher de sopa de manteiga vegetal, ou outra.
- queijo parmesão (opcional)
- azeite, sal e pimenta, q.b.
- Pré-aquecer o forno nos 180º.
- Num tabuleiro fundo (tipo pirex) colocar a cebola picada ou meias luas (como preferir), os alhos picados, os tomates aos pedaços e os cogumelos laminados. Temperar de sal e pimenta, regar com um fio de azeite e envolver bem.
- Levar ao forno por 20 minutos.
- No final desses 20 minutos, juntar o arroz, as ervilhas e o caldo/água a ferver. Misturar bem e levar ao forno por 25 minutos.
- No final desses 25 minutos, juntar a manteiga, o queijo parmesão e misturar bem. Servir de imediato.
- Pode-se usar outros legumes a gosto.
5 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Olá Leonor!
Esta receita dá para quantas pessoas?
Olá! 4 adultos.
[…] Risotto no forno (ou uma espécie de arroz fácil) […]
Boa tarde, arroz arbóreo? Não conheço…é arroz para risoto?
Obrigada
Olá! Sim.