Querido, Montessori-ei a cozinha!
Não há dúvidas que a cozinha é o meu local preferido da casa (foi um 31 arranjar uma casa com uma cozinha decente, os arquitectos dos dias de hoje andam loucos). Se nunca disse aqui no blog, a pedagogia de Montessori enche-me as medidas na educação das meninas. Acho que é algo bastante subliminar no blog, já que é frequente verem aquelas mãozinhas gordas a trabalharem arduamente nas diversas actividades culinárias que lhes proponho. Não seria de espantar que eu tornasse a minha cozinha num lugar convidativo para elas. Foi gradual e na altura nem conhecia bem o conceito de Montessori.
A primeira vez que ouvi falar em pedagogia de Montessori foi num programa de televisão, assim bem cor-de-rosa, acho que foi no Giuliana & Bill. Aquilo encaixou-se na minha mente e visão, e conclui que praticava esse tipo de pedagogia com L. (na altura ainda só a tinha a ela), sem saber. Já tínhamos o quarto muito “montessoriano”: cama acessível (baixinha), mesinha de trabalho, cadeiras pequeninas, cestas com brinquedos e materiais, tudo à altura dela, para que pudesse autonomamente fazer as suas brincadeiras e actividades. Daí até chegar à cozinha foi um saltinho.
Sendo o espaço no qual passo mais tempo (por razões variadas, mas sobretudo porque a minha cozinha é de morrer), gradualmente fui adaptando para que a L., e depois a T., participassem o mais possível nas actividades quotidianas que envolvem a cozinha, desde cozinhar, arrumar ou limpar.
Para saberem um bocadinho mais sobre este tipo de pedagogia, recomendo a leitura deste post, que sintetiza na perfeição o que são as directrizes de Montessori e de Waldorf. Têm imensa informação da internet e até blogs inteiramente dedicados à pedagogia de Montessori.
Sobre a pedagogia de Montessori na cozinha, seleccionei alguns blogs que encontrei sobre o assunto, mas há muita, mas mesmo muita informação pela internet fora!
TRADING SPACES IN OUR MONTESSORI KITCHEN
In unserer Küche (este é alemão, mas vão adorar as fotos, quanto aposto)
MAKING SPACE FOR TWO IN THE KITCHEN
A mesa e os banquinhos
Foi uma grande adição à cozinha. Tinha o espaço, só faltava equipa-lo. Já vos falei de como surgiu a ideia de colocar uma mesa pequenina na cozinha (na verdade não surgiu, foi roubada). Mas nem imaginam a quantidade de coisas que por lá se fazem, desde comer, a pintar…
Por vezes mudo-a de sítio para que possam estar a cozinhar ao pé de mim.
Mas sem dúvida que os bancos são a maior adição na cozinha, pois permite-lhes chegarem ao balcão da cozinha para verem, ou tentarem ajudar, ou simplesmente roubar o que estou a fazer para comerem.
Não consigo fazer nada em relação a isto e morro de medo que caiam (nunca aconteceu, felizmente). Elas simplesmente pegam nos bancos, arrastam-nos e toca de trepar. É mais forte que elas (e que eu!!).
Arrumação para elas
Desde que a L. nasceu que tenho um gavetão reservado para ela (salvo seja, para as coisas dela, vá). Consoante foi crescendo, percebi que esse gavetão era mais importante do que eu pensava, já que lhe permitia o acesso aos mais diversos objectos, desde copos, pratos, palhinhas e afins. Actualmente elas vêm ao gavetão buscar louça que precisam, ou para porem a mesa, ou mesmo ajudam a arrumar a louça delas que já esteja lavada.
O talheres estão na gaveta dos nossos talheres, num cantinho onde elas sabem pegar, mesmo não conseguindo ver bem (como é o caso da T.)
Logo abaixo temos o gavetão dos utensílios de culinária.
Rolos da massa, formas, formas de gelado, descascador (que não corta dedos), cortador de maçã, e toda uma parafernália de coisas com que nos divertimos naquelas tardes chuvosas, em que não apetece sair da casa. Os utensílios vão aumentando, consoante as aptidões delas.
E sim, vou vos mostrar a nossa colecção de cortadores de bolachas (que uso para cortar o pão para as lancheiras também) e para que percebam como é difícil dizer com precisão onde comprei (porque são mesmo muitos).
Esta caixa é só de formas circulares de todos os tamanhos!
Formas geométricas.
Números.
E toda uma quantidade de formas em coração, estrela, flores, anjinhos, ou animais, que possam imaginar. Aqueles carimbos são os que uso para fazer as bolachas com mensagens, que já vos mostrei uma vez.
A despensa
A despensa é um lugar onde tenho cuidado na arrumação. Organizo de forma a que os produtos que elas podem consumir livremente estejam ao seu acesso, reservando as prateleiras mais altas para outros ingredientes aos quais ainda não precisam chegar. Tanto deixo à sua mercê produtos para consumirem de imediato, como as tostas, a garrafa de água e os cereais puff, como produtos que me podem trazer se lhes pedir ajuda.
As caixas com este tipo de fecho são as ideias, já que são mais fáceis para crianças abrirem, havendo menos riscos de espalharem o conteúdo.
A despensa é também onde guardo a pá e a vassoura. Antes guardava no armário debaixo do lava-loiça, mas como guardo lá vários detergentes e utensílios de limpeza, troquei de lugar para que elas não contactassem com esses produtos.
Assim é bem mais fácil quando quiserem (tentar) ajudar nas limpezas.
Frigorífico
A arrumação do frigorífico também é cuidada. Ao nível dos olhos delas coloco as coisas boas: verduras, frutas, legumes, a sopa ou ovos (sempre biológicos). Na porta os alimentos disponíveis para elas.
Tanto pegam para comer, como para me ajudar a preparar pequenos-almoços e lanches.
O frigorífico é também o sítio onde brincam com letras magnéticas. A L. já vai começando a escrever algumas palavras, como é próprio da curiosidade desta idade.
Há várias formas de os envolver nas actividades da cozinha, de que vos falarei mais tarde. Mas o princípio começa em ter uma cozinha preparada para eles, a pensar neles.
Tags In
25 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Parabens, adoro o seu blog. descobri há pouco tempo, e estou a adorar. Vou seguir algumas das suas receitas para que a minha pequena que tem 3 anos possa ter uma alimentação mais cuidada. Muito obrigada pela inspiração 🙂
Onde se arranjam os divisores dá gaveta dos talheres? Muito boas ideias, obrigada 🙂
Estes são da marca da cozinha, vieram com os móveis. 🙂
Adorei este poste, mesmo. Já tinha ouvido falar em montessori mas nunca me despertou a atenção.Ficou muito mais claro agora o conceito. Epá, tem mesmo uma colecção enorme de cortadores de bolachas. Deve ser uma diversão a sua cozinha com as suas filhas a ajudar. Gosto muito do seu conceito de educação e não tenho dúvidas que é uma inspiração para muitas mães, incluindo eu claro 🙂 Bjinhos e parabéns
Tânia Tiago
Bimby & Sabores da Vida
Simplesmente adoro os carimbos para escrever mensagens nas bolachas! Tenho de os encontrar!!!
Obrigada por mais um post bem interessante… recheado de ideias fresquinhas!
<3
Lindo e inspirador! Para a cozinha eu recomendo uma Torre de Aprendizagem, temos uma marcenaria no Brasil e começamos o nosso negócio fazendo uma torre para uma pessoa que estava preocupada com o filho que queria participar de tudo na cozinha. Amei ver a preocupação e o cuidado que tem na preparação do ambiente para as suas pequenas. Parabéns!
Leonor, onde compraste as letras magnéticas para por no frigorífico? 🙂 beijinhos
Esta são da Imaginarium.
Fiquei curiosa com o descascador que não corta dedos! Onde posso arranjar? Dentro da minha pequena e estreita cozinha, tenho a mini cozinha da C. (nem sei muito bem como, mas consegui arranjar um buraquinho entre a mesa e o frigorífico) e ela gosta de me imitar, brincando com os seus utensílios e comida de plástico, mas aos poucos gostava de a incluir mais na preparação dos nossos alimentos. Mas vejo muitos perigos na cozinha, e um descascador que não corta dedos parece-me aliciante!
Olá! Este comprei na Tiger. Já tive relatos de pessoas que se cortaram nele, mas eu já vinquei lá os dedos e não me cortei. No entanto, cortei-me há pouco tempo numa caixa de cartão, por isso vai-se lá saber ao certo. A minha filha mais velha já usou, expliquei como deveria posicionar o legume, os dedos e o descascador e correu bem. Acho que mesmo que não corte dedos, deve ser usado com cuidado e sempre sob vigilância.
Simplesmente divinal! Mais um post para além de fantástico, super prático e intuitivo! Para quem não sabia o que era o conceito agora já sabe. Você e esse mundo fantástico são uma inspiração
Parabéns e obrigada!
Onde posso arranjar os carimbos para as bolachas?? São tão fofos 😉
Os meus comprei em vários sítios. Já mandei vir da Amazon, outro comprei numa loja aqui no Porto. Mas há vários em vários sítios, é uma questão de estar atenta 🙂
Boa tarde. Conheci recentemente o blog e estou a adorar. Mas tenho uma dúvida, a partir de que idade se deve introduzir os pequenos nas tarefas. Obrigada e parabéns!
Não há idade. Assim que eles tenham interesse em participar, é deixar 🙂
Olá Leonor,
As formas circulares, recorda-se onde as comprou?
Obrigada,
Ana
Olá! Penso que foi na Amazon.
Olá Leonor,
Onde costuma comprar os pratos e a loiça para os seus filhos? Não encontro nada de jeito…
Olá! A maioria da nossa loiça foi oferecida. Um dos conjuntos é da Prenatal e temos outro conjunto da Zara Home. Comprar, só comprei uma vez os clássicos pratos de plástico do IKEA 🙂
Ola. Posso saber onde comprou o banquinho branco? Preciso de um urgente! Os que tenho todos viram fáceis.
Olá! O banco é do IKEA.
[…] Como “montessori-ar” a cozinha? […]
[…] Leve o seu bebé ao supermercado, deixe-o escolher alimentos que o entusiasmam e confeccione-os em conjunto. Deixe-o lavar e preparar alguns destes alimentos e prepare refeições deliciosas com ele. Talvez seja uma boa altura para preparar a cozinha para a chegada de um novo chef, com uma torre de aprendizagem montessoriana e outras pequenas coisas para a sua cozinha estar à altura do seu bebé. […]
[…] Querido, Montessori-ei a cozinha! […]
[…] Querido, Montessori-ei a cozinha! […]