Bolo de Iogurte – com instruções para crianças
Não é novidade que as miúdas ajudam imenso na cozinha, nas mais variadas tarefas. Há algum tempo que ando a ensinar a L. a medir e a dar-lhe alguma autonomia para realizar receitas. Uso mais os bolos para esse efeito, pois a sua preparação não requer mexer em quente ou instrumentos cortantes. Foi assim que me lembrei de fazer um bolo de iogurte com ela, mas que fosse ela a fazê-lo do princípio ao fim, sozinha!
Mas como lhe dar a receita, se ela não sabe ler? A escolha do bolo de iogurte não foi ao acaso. É o primeiro bolo que muitos de nós aprende a fazer, pois o copinho do iogurte serve de medida para os restantes ingredientes, tornando-se mais simples de ser feito por crianças.
Peguei na receita de bolo de iogurte que fazemos cá em casa, nos meus dotes de illustrator e fiz umas instruções para a L. interpretar e fazer o seu bolo de iogurte. Coloquei a teste e com muito pouca ajuda ela seguiu todos os passos com sucesso.
Apesar de ainda não saber ler, a L. conhece todas as letras do alfabeto. Muitas das vezes fazemos jogos com elas. Um deles é dizer uma letra, e ela tem que sugerir um nome ou objecto começado por essa letra. Tendo esta prática, para ela foi simples identificar a primeira letra de cada palavra e associar a um ingrediente. Para isso, deixei todos os ingredientes que ela iria precisar à sua disposição. Também foi simples para ela seguir a sequência dos passos, atendendo aos números.
E assim começámos. Eu só fotografei e confirmei quando ela me perguntava se era o ingrediente que ela tinha na mão.
Até a mana deu uma ajuda!
Acabámos com um bolo delicioso, aprovado por todos! A L. ficou muito orgulhosa de ter feito o bolo todo sozinha e de ter conseguido “ler” uma receita.
E este post não ficaria completo sem duas coisas: a receita e as instruções para fazerem com os vosso pequenos aí em casa!!
Receita para os mais pequenos
Tenho dois tipos de instruções da receita para as crianças. O que vêem aqui no post, com palavras, que é apropriado a crianças que já saibam ler ou conheçam algumas letras e associem aos nomes (como a L.). E um segundo, apropriado a crianças mais pequenas, sem os ingredientes descritos, mas com símbolos que podem imprimir e colar às embalagens dos ingredientes, para as crianças reconhecerem.
Podem descarregar para imprimir e experimentarem aí em casa:
- 2 iogurtes naturais (de 120-125ml) - pode-se usar vegetais
- 2 ovos
- 1 copo de açúcar mascavado ou outro adoçante a gosto (usei de coco)
- 1 copo mal cheio de óleo vegetal (usei de coco)
- 1 colher de chá de essência ou aroma de baunilha (opcional)
- 4 copos de farinha de trigo ou espelta
- 4 colheres de chá de fermento para bolos
- Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma com o óleo usado
- Numa taça colocar os iogurtes, os ovos, o açúcar, o óleo e a essência de baunilha. Misturar com as varas.
- Juntar a farinha de trigo e o fermento. E envolver até ficar sem grumos.
- Colocar a massa na forma.
- Levar ao forno por 30-35 minutos ou até o palito sair limpo.
- Usar o copo de iogurte como medida para os restantes ingredientes
Tags In
32 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Adorei Leonor!!! Tão simples e tão giro!! Tens sido uma verdadeira inspiração para mim e tenciono fazer varias alterações cá em casa, para tornar vários espaços mais adaptados aos meus meninos, principalmente ao mais velho que tem 4 anos. Vou experimentar isto com ele. Gostei mesmo! Ele não lê ainda, e conhece algumas letras, nem todas ainda. E apesar de ser rapaz adora ajudar-me na cozinha, sente-se útil. Beijinhos
Genial!!!
Olá Leonor, queria fazer uma questão quanto ao açúcar de côco. O bolo não fica com sabor a côco? Aqui em casa ninguém gosta de côco por isso tenho receio de usar esse açúcar.
Muito obrigada e continuação do excelente trabalho. As ideias e receitas são magnificas.
Olá! O açúcar de coco é extraído das flores do coqueiro, não do coco em si, por isso não sabe a coco. Na verdade até tem um sabor mais parecido com caramelo 🙂
Que boa ideia!! O meu mini ajudante ainda é muito mini para tanto, mas a verdade é que o deixo ajudar imenso, e deixo-o fazer imensas coisas que não deixaria se não visse aqui no blog (deitar os ingredientes medidos para a tigela, deitar os ovos inteiro – já partidos – etc). É impressionante o que os nossos filhos podem fazer se os deixarmos 🙂 Ele adora e sinto mesmo que estou a educá-lo num sentido muito importante para inúmeros aspectos da vida dele.
Por mera curiosidade, como se chama o seu babyboy? (se não sei ainda talvez seja porque não quer dizer mas se quiser responder, adorava saber. É um amor esse bebé!).
Bjs e boa primavera!
Olá! É um baby Francisco 🙂
A farinha que usou foi apenas de espelta ou trigo ou uma mistura das duas? Se sim, em que quantidades? Obrigada 🙂
Olá! Neste dia usei só espelta, mas pode usar mistura das duas farinhas na proporção que desejar. A espelta e o trigo têm comportamentos muito semelhantes ao cozinhar.
Olá, queria fazer uma pergunta: quando substituímos o óleo por óleo de côco usamos a mesma quantidade? experimentei este fim de semana fazer isso e achei que o bolo ficou muito oleoso, quase enjoativo a fazer lembrar os bolos daquelas embalagens do supermercado.
tenho experimentado nas recitas tradicionais reduzir os açúcares e até agora tem resultado bem, será que também se pode reduzir as gorduras?
obrigada.
Olá! Às vezes pode não ser só a quantidade de óleo, mas a proporção para farinha, por exemplo. Se sente que fica muito oleoso, pode reduzir a quantidade de óleo, perfeitamente 🙂
obrigada. vou experimentar.
neste bolo que experimentei era 200 g farinha amêndoa + 100 g farinha trigo para 200 ml óleo. eu acho que também ficou mais gorduroso por causa da amêndoa, certo? da próxima vou experimentar reduzir o óleo.
Sim, pode ter sido por causa da amêndoa.
Boa tarde. Gostava de saber se este bolo de iogurte é adequado a bebes de 12 meses? alguns ainda não têm. Gostava de fazer para levar para a creche. Dá para dobrar a receita? fica bom igual? Obrigada.
Olá! É se todas as crianças já consumirem o ovo inteiro e não houver alergias alimentares a algum dos ingredientes. Sim, pode dobrar a receita. Aí deverá ter que deixar mais um pouco no forno, para cozer bem por dentro.
Obrigada. A forma pode ser outra, sem buraco?
Olá! Numa forma sem buraco arrisca a ficar mal cozido no meio.
Olá, Leonor!
Se substituir por mel, quanto devo pôr? E deo mexer em algum dos outros ingredientes?
Obrigada!
Olá! Pode colocar a mesma quantidade que o adoçante indicado. 🙂
Olá novamente, Leonor!
Fiz a receita mas a massa ficou muito “sólida”… Fiz com iogurte grego (o único que cá tinha). Terá sido por isso? :/
Quando Se utiliza o copo de iogurte para as restantes medidas deve-se encher até cima ou até onde fica habitualmente o iogurte (não completamente cheio / raso)?
Obrigada!
A medida ou peso equivalente ao iogurte sempre.
E se usar iogurte mais espessos deve retirar a quantidade de farinha. Faca um bolo com iogurte normal e veja a consistência. Poderá assim guiar-se mrlhor qdo usar iogurtes mais cremosos ou líquidos, q no caso dis líquidos uso mais farinha.
A receita de bolo de iogurte é aquela q há imensas versões.
A nossa receita cá em casa é:
1 iogurte
3ovos
1copo açúcar
3 copos farinha
1/2copo oleo
1clh chá fermento.
Uso esta receita para tds os nossos bolos. se queremos bolo de ananás ou limão ou laranja ou côco ou maçã ou banana ou morango o iogurte tem o aroma, dpois pode acrescentar recheios a combinar, ou acrescentar na massa a maçã por exemplo, qdo queremos tipo pão de ló é iogurte natural, se queremos de chocolate é trocar 1 copo de farinha por 1 copo de cacau.
É aquela base de bolo q nos calha smp bem e q pode ser mts bolos diferentes q nunca deixa de ser fofo.a temperatura a 180°C por 40minutos, confirmo com o palito para ver se ñ vem nada agarrado se tiver deixo mais 5 minutos.
Boa noite! Tenho uma dúvida o açúcar de cocô e o cacau neste caso cacau em pó 100% podem ser dados a partir dos 12 meses? Obrigado!
Olá! Podem ser dados. Tenho apenas em consideração que o cacau tem cafeína, por isso, se oferecer, considere oferecer nas refeições no início do dia, que no final.
Olá!
Se usarmos farinha com fermento não é necessário colocar mais fermento, certo?
Obrigada
Olá! Sim, se usar farinha com fermento, não precisa de acrescentar mais.
Boa tarde Leonor,
acha que posso fazer esta receita mas colocando em forminhas de queques? gostava de fazer para a festinha dos meus filhos.
Olá! Sim, pode.
Boa noite Leonor,
Acha que posso fazer esta receita mas colocar em forminhas e fazer queques?
Olá! Sim, pode.
A receita de bolo de iogurte é aquela q há imensas versões.
A nossa é
1 iogurte
3ovos
1copo açúcar
3 copos farinha
1/2copo oleo
1clh chá fermento.
Uso esta receita para tds os nossos bolos. se queremos bolo de ananás ou limão ou laranja ou côco o iogurte tem o aroma, qdo queremos tipo pão de ló é iogurte natural, se queremos de chocolate é trocar 1 copo de farinha por 1 copo de cacau.
É aquela base de bolo q nos calha smp bem e q pode ser mts bolos diferentes q nunca deixa de ser fofo.
[…] uma tarde chuvosa de fim-de-semana, nada melhor do que fazer um bolo, certo? Melhor ainda se for em versão saudável e com instruções para as crianças fazerem sozinhas (com a nossa supervisão!). A receita e as instruções são da “Na cadeira da papa” e […]
[…] Bolo de Iogurte – com instruções para crianças […]