Molho de tomate – Na despensa #06
Chega esta altura do ano que eu adooooro. Por causa do calor? Não, não gosto de calor, sou uma mulher do frio. Mas é a altura do tomate!! Tomate maduro e vermelhinho, sem ser cultivado em estufas e afins. É nesta altura que aparece o meu tomate preferido: o tomate coração de boi. Tão delicioso e carnudo. O melhor de todos, pois tanto faz molhos maravilhosos, como enriquece as saladas de verão de forma única. Esta é a única altura do ano em que o molho de tomate fica bem vermelhinho e não cor-de-laranja. A quem ainda não aconteceu? Confessem…
Também nesta altura do ano, o meu pai costuma ter produção massiva de tomate coração de boi na sua horta. É a altura em que congelamos quilos e quilos de tomate para o resto do ano.
Mas hoje trago uma forma mais eficaz, para as mães mega ocupadas (tipo eu), conservarem este maravilhoso fruto: congelar porções de molho de tomate! Eu tenho sempre molho de tomate no frigorífico, mas desde que descobri esta técnica, nunca mais arrisquei a ficar com molho de tomate a estragar-se. Fantástico não é? Vou mostrar-vos como e dar uma receita que é uma verdadeira bomba de nutrientes e coisas boas 🙂 ´
Como fazer?
Primeiro, preparar o molho de tomate. Têm já duas receitas no blog, aqui e aqui. Hoje deixo-vos uma terceira, ao estilo one-pot.
Num tacho colocar tomate (usei tomate mini-chucha), cebola picadinha, alho picadinho, curgete ralada, cenoura ralada e temperar.
Levar ao lume e deixar cozinhar por vários minutos (30-40 minutos).
Triturar a gosto (eu gosto com alguns pedaços de legumes).
Dividir por forma de silicone (pode-se usar forma de gelo, ou de queques).
Levar ao congelador.
Quando estiver congelado, é só desenformar, guardar num saco e manter no congelador.
Para usar é só deixar as porções que desejar a descongelar, ou derreter numa frigideira (no microondas fica muito aguado, por causa do gelo).
Congelo, descongelo, está feito! Ainda por cima nesta fase do campeonato, em que a fome aperta 1h de pois de comer, é sempre bom ter umas porções de molho de tomate, juntar uma massinha cozida, e temos uma ceia pronta!
- 1kg de tomate aos pedaços pequenos (qualidade a gosto)
- 1 cebola grande picada (ou 3 chalotas)
- 2 dentes de alho esmagados e picados
- 1 curgete ralada (com ou sem casca)
- 1 cenoura ralada
- Sal
- Pimenta
- Manjericão fresco
- Oregãos secos
- (os temperos são opcionais ou poder-se-á usar outros a gosto)
- Num tacho, colocar todos os ingredientes.
- Levantar fervura, mexer, tapar e reduzir para lume brando.
- Deixar apurar por 30-45 minutos (ir provando)
- Triturar e conservar.
- Podem usar-se outros ou adicionar ingredientes, como pimentos ou cogumelos.
14 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Não consigo abrir o menu para ver papinhas para o meu pequeno. Serei só eu?
Estive a verificar e está tudo funcional 🙂
Esta ideia é genial! Muito obrigada pela partilha 🙂
Olá. Estava cheia de fazer o molho com polpa de tomate e ketchup… e agora com o pequeno de um ano a começar a comer a nossa comida, quero mais cuidado. Fiz e adorei!!! E muito mais rápido para preparar as refeições. Ainda ontem cheguei a casa, alaguei duas espetadas na frigideira, deitei dois cubos de tomate, testo em cima e fui fazer a lida da casa. 30 minutos depois estava pronto…
Olá
Obrigada pela receita ☺
Sabe dizer-me quantos meses dura no congelador?
Obrigada
Olá! Não sei dizer. Mas eu não deixaria ficar mais de 3-4 meses.
Congela ainda quente?
Olá! Deixo arrefecer. 🙂
Olá. Retira a casca ao tomate? Obrigada
Olá! Depende do tomate. No tomate chucha, ou cherry, por exemplo, não tiro. No coração de boi tiro algumas partes, pois a casca fica rija depois de cozinhada.
[…] Molho de tomate […]
[…] Como congelar molho de tomate […]
[…] Descubram como guardo o meu molho de tomate. […]
[…] – como disse acima, podem rechear como quiserem; eu fiz mesmo pequenas pizzas e recheei com molho de tomate e queijo. Gosto de usar mistura de queijos, mas usem o queijo que mais gostam. Podem ainda juntar […]