Medidas em chávenas – Na despensa #03
Hoje a rubrica “Na despensa” saiu da despensa e passou pelo meu armário da cozinha. Apesar de não ser um alimento, é um utensílio de cozinha que uso muito e que vêem regularmente nas fotografias das receitas: medidas em chávenas.
Pessoalmente, sou fã das medidas em chávenas, pois ajudam-me a perceber mais facilmente a relação entre ingredientes de uma receita numa unidade só! Quantas chávenas de líquido para quantas chávenas de sólidos, em vez de mililitros para miligramas e colheres de sopa e de chá à mistura. Sinto que a receita toda em chávenas é muito mais clara de compreender. Mas também entendo quem está habituado aos gramas e litros, e quando vêem as receitas em chávenas torcem o nariz. Confiem em mim, é uma questão de hábito e quando começarem a usar chávenas não vão querer outra coisa.
Comecei a usar as “chávenas” ainda andava na universidade. A minha casa tinha o essencial e balança ainda não fazia parte desse essencial.
A “chávena” ou “cup” é uma medida universal e não está dependente das chávenas que cada um tem em casa. Se bem que tendo uma receita totalmente em chávenas pode ajudar, a quem não tem medidores específicos, a conseguir realiza-la sem erros (o mesmo não acontece para uma receita em gramas para quem não tem balança). Uma “chávena” são 250ml. Nem mais, nem menos.
1/2 chávena são 125ml, 1/3 de chávena são 80ml, 1/4 de chávena são 60ml e 1/8 de chávena são 30ml, que corresponde a 2 colheres de sopa (15ml).
Não uso muito os meus medidores no dia a dia. Uso uma taça que medi previamente e tem exactamente a dimensão de uma chávena (250ml). Fica a dica para quem não tem medidores, poder improvisar em casa.
Podem ainda usar a medida de um copo de iogurte convencional (120gr-125gr) para improvisar um medidor. Um copo de iogurte corresponde, mais ou menos, a 1/2 chávena.
Como sei que a chávena de leite/café é mais que comum nas casas portuguesas, resolvi medir a capacidade de uma, que humildemente confesso que não sabia.
Uma chávena “das nossas” corresponde aproximadamente a 1 chávena e 1/2 (375ml).
Para quem quiser, deixo uma tabela de conversão de chávenas para gramas (aproximadamente) dos ingredientes mais utilizados.
1 chávena de farinha – 130gr (farinha integral é um pouco menos)
1 chávena de amêndoa (frutos secos nos geral) ralada – 115gr
1 chávena de coco ralado – 100gr
1 chávena de flocos de aveia – 85gr
1 chávena de adoçantes em xarope (geleias e mel) – 340gr
Tags In
7 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Confesso que não conhecia este utensílio antes de ser seguidora do blog, mas rapidamente quis ter isto na minha cozinha e hoje em dia adoro. Sou grande fã das medidas em chávenas, facilita tanto as coisas! Mas o meu conjunto só tem 4 medidas, vai até ao 1/4 cup, de qualquer maneira adoro e agradeço por de uma forma indireta me ter mostrado que havia uma maneira mais fácil de medir as coisas do que andar com as próprias das chávenas de loiça a trás 🙂
Também não suspenso as minhas chávenas medidoras. Tenho um conjunto de 4 em inox e o conjunto das medidas em colheres. Fazem parte do meu dia a dia.
Também não dispenso as minhas chávenas medidoras. Tenho um conjunto de 4 em inox e o conjunto das medidas em colheres. Fazem parte do meu dia a dia.
Onde comprou este conjunto? Obrigada
O meu é do continente 🙂
Tenho um colorido do gato preto. Na tiger também é capaz de haver, pelo menos têm as colheres de medida.
Também sou fã das medidas em chávenas, facilita imenso. Tenho medidores de inox para as chávenas e também uns de plástico para as medidas de colher e uso bastante todas.