Panquecas de banana e panquecas de aveia
O fim-de-semana cá em casa é em parte apreciado pelas panquecas que costumo fazer para o lanche. Enquanto a L. foi bebézinha, nem me questionei na hipótese de fazer panquecas para ela. Queria fazer tudo direitinho como a pediatra indicava e panquecas não fazia parte das recomendações (pobrezinha). Quando a T. nasceu, já contava com 26 meses de maternidade, o que me deu confiança e segurança para algumas aventuras. O meu pai até costuma brincar, dizendo que a primeira foi tratada com mais “carinho” que a segunda. Eu cá acho que a primeira foi criada com mais medos, que a segunda, não havendo mal nenhum nisso. Pelo menos não se deram passos em falso.
A T. já come várias coisas, mantemos as restrições standard da idade, mas felizmente é uma menina que gosta de tudo, ou praticamente de tudo. Ora, perante os lanches de panquecas da família, não podia sujeitar a pequena traga-bolas a comer só com os olhos, e procurei dentro do que já comia, uma mistura de panquecas só para ela (pois, pois, pois, não lambesse eu os dedos com os restos dela… quando deixa…).
Peguei em três ingredientes muito comuns: a aveia, a fruta e o iogurte. A aveia por poder transformar em farinha, a fruta para adoçar e por “colar” a farinha, e o iogurte pela alguma gordura que liberta para a panqueca e ajudar na consistência fofa.
A aveia em grão requer algum trabalho. Tem que se demolhar e cozer bem. Por isso, prefiro os flocos de aveia. São igualmente nutritivos e mais práticos de utilizar. Quanto às frutas, as melhores serão as que fazem um bom puré e que não libertem muito sumo, para não liquidificar a massa. O iogurte, sempre natural e sem açúcar!
- 1/4 de chávena de flocos de aveia
- 1 banana madura
- 1 colher de sobremesa de iogurte natural sem açúcar
- Num processador ou robot de cozinha triturar ou "pulverizar" (verbo da gíria das mamãs robóticas) os flocos de aveia.
- Juntar a banana e triturar até ficar um puré homogéneo.
- Por fim, juntar a colher de iogurte e envolver bem.
- Numa frigideira anti-aderente, previamente aquecida, e em lume brando, colocar colheradas da massa para cozinhar (se necessário untar com óleo de coco, ou azeite para não pegar).
- Deixar cozinhar bem dos dois lados, cerca de 3-5 minutos de cada lado. Como não tem ovos, é uma massa que demora muito a cozinhar.
- Dou o restante iogurte a acompanhar a panqueca.
A T. adora e come-a sozinha. É uma das receitas em que se pode usar o método de Baby Led Weaning.
Claro que também vou deixar a receitinha das nossas panquecas e que a L. de 3 anos tanto gosta!
- 1 chávena de farinha com fermento
- 1 chávena de flocos de aveia
- 2 embalagens de iogurte natural
- 1 ovo
- 1 colher de açúcar amarelo (opcional)
- Num processador ou robot de cozinha triturar ou "pulverizar" os flocos de aveia.
- Juntar a farinha e o açúcar (opcional), e mexer até os ingredientes secos estarem bem misturados.
- Por fim, adicionar os iogurtes e o ovo e mexer bem. Se a massa estiver muito espessa, pode-se juntar um pouco de leite ou sumo de fruta.
- Numa frigideira anti-aderente, pré-aquecida e untada, colocar colheradas de massa e deixar cozinhar cerca de 1-2 minutos de cada lado, sempre em lume brando para não queimarem.
- Pode servir com mel, compota, frutas ou natas batidas, ou come-las simples.
- No robot de cozinha "pulverizar" os flocos de aveia 10seg/vel10.
- Juntar a farinha e o açúcar (opcional) e programar 30seg/vel4.
- Por fim, adicionar os iogurtes e o ovo e programar 30seg/vel5. Se a massa estiver muito espessa, pode-se juntar um pouco de leite ou sumo de fruta.
- Numa frigideira anti-aderente, pré-aquecida e untada, colocar colheradas de massa e deixar cozinhar cerca de 1-2 minutos de cada lado, sempre em lume brando para não queimarem.
- Pode servir com mel, compota, frutas ou natas batidas, ou come-las simples.
- Pela minha experiência os iogurtes gregos deixam a massa mais pegajosa que os iogurtes normais.
Mais receitas de panquecas
Tags In
27 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Olá,
Só agora descobri o seu blog e estou a adorar. Obrigada
Tenho um menino com quase 12 meses e vou experimentar estas panquecas.
Gostava só de lhe perguntar se o iogurte natural é dos de bebé? Eu costumo comprar só dos de bebé, embora agora que vai fazer 12 meses quero começar a dar-lhe dos normais e até dos que faço em casa.
Obrigada
Olá! Eu uso de adulto, mas a minha bebé sempre comeu desses. Pode colocar o iogurte que tem em casa e desejar. 🙂
Obrigada.
Nas panquecas de banana é suposto untar a frigideira com algo? Tentei fazer sem untar e pegou tudo 🙁
Olá! Se for uma boa frigideira anti-aderente, não precisa de untar com nada. Se não, convém. Pincele com óleo de girassol ou manteiga vegetal, será o suficiente para que não pegue. 🙂
A minha princesa ainda nao tem 10 meses… o óleo ou manteiga nao farão mal?
Pode usar azeite, por exemplo.
posso usar farelo de aveia em vez dos flocos?
Nunca usei, mas pode experimentar 🙂
Fiz hoje uma panqueca de aveia e a minha princesa adorou! Até eu e o pai gostamos 🙂 vou voltar a repetir
Olá, Existe alguma possibilidade de substituir o iogurte das panquecas por outro ingrediente que faça a mesma função? Obrigada.
Pode usar leite vegetal, por exemplo.
Soja? Só para ligar? Será suficiente? Vou experimentar
Eu não grande fã de soja (sem ser o molho)… mas se for o tipo de leite que tiver em casa, serve perfeitamente. É mesmo para ligar e dar um pouco de húmidade.
Isto era bom para pequeno almoço 🙂 Será que dá para preparar a massa no dia anterior???
Penso que sim 🙂
Eu não consegui fazer 🙁 egou tudo ou fica sempre mole pegada à espátula, se deixo mto tempo parece q está a queimar fica tudo castanho, o q estarei eu a fazer errado?
Qual a intensidade de calor que usa? Convem que seja médio, depois da frigideira bem quente.
Ah ! esteve sempre em medio mas no bico grande, o q faz mais calor. Vou tentar novamente 😀
ora bem! a mim tb me acontecia ficar tudo agarrado à frigideira (de cerâmica, de uma marca boa!!!), experimentei untar com óleo, o mesmo filme.. como a frigideira já agarrava tudo, achei que era da frigideira, que já estava "estragada", apesar de não ter riscos, não usar esfregões nem detergentes abrasivos, etc e tal… toca a comprar uma nova, tb de cerâmica. unto com óleo e apesar de já não agarrar, no final de cozinhar uma dose de crepes ou panquecas parece que ficam zonas da frigideira com óleo muito agarrado, como se tivesse queimado.. é muito estranho, porque as frigideiras novas costuma sair tudo, quase nem é preciso lavar.. HELP! … tb quando faço ovo mexido fica muito agarrado (apesar de sair bem, ao contrario do óleo que tenho que andar a esfregar..). percebe-se que não sou grande dona de casa?? 🙂
Não tenho experiência com frigideiras cerâmicas, mas tinha ideia que são muito boas e que não colam nada :/
Boa tarde
Comprei o seu livro, estou a adorara, mas tenho uma dúvida que procurei esclarecer aqui no blog.
No caso dos flocos de aveia, percebi que têm de ser demolhados. Quanto tempo? e pulverizamos no robot depois de os demolhar?
Obrigada
Olá! Para cozer para papas, deve demolhar os flocos por cerca de 2h. Falo em flocos grossos (o grão prensado) e não nos finos. Para pulverizar e fazer farinhas para usar em bolos e panquecas, uso flocos finos e não demolho, pois não conseguirá pulverizar depois de demolhados.
Fiz hoje para o meu filho de dez meses e ele gostou muito
Mais achei que dentro da panqueca não estava ‘ cozido’… estava mole.. será que é mesmo assim?
Obrigada pela receita
A panqueca de aveia e banana não fica muito fofa, ficam mais para o húmido. Tem que cozinhar bem devagarinho em lume baixo 🙂
Obrigada
[…] foto da esquerda é de uma das primeiras receitas de panquecas que publiquei no blog, as panquecas de aveia. A foto da direita é da última receita de panquecas que publiquei, as panquecas de aveia e […]