SSC #06 – Almôndegas de feijão e aveia
Vou confessar, esta semana não me dediquei muito à segunda-feira sem carne, mas nem por isso descuidei da ideia. O jantar foi muito simples, almôndegas de feijão e aveia com molho de tomate, mas serve para vos deixar duas dicas que aprendi há pouco tempo.
Demolhar leguminosas
Já fui adepta de comprar feijão e grão em lata, mas ultimamente tenho optado por demolhar e cozer em casa. Para além de mais económico, é muito mais saudável, sem os BPAs e afins, para intoxicarem o nosso organismo. O que descobri é que se juntar uma folha de alga kombu (à venda nos hipermercados com zona dietética ou em lojas dietéticas) à água de demolhar as leguminosas, e posteriormente à de cozedura, torna as fibras das leguminosas mais macias e digeríveis. Tenho feito isto nos últimos tempo, e realmente as leguminosas cozem muito mais rapidamente.
Leguminosas + cereais = proteína completa
Ultimamente tenho contactado muito com a cozinha vegetariana e vegan, tanto por causa das segundas-feiras sem carne, como por curiosidade pessoal. Após falar com várias pessoas vegetarianas e vegans, percebi como substituem a carne e o peixe nas refeições, sem carências nutricionais. Desenganem-se que vivem só de alface, soja e seitan. As leguminosas e os cereais desempenham um papel importante nas suas dietas, e em conjunto somam os aminoácidos essenciais para o ser humano. Por isso, é bastante comum na cozinha vegetariana e vegan encontrar receitas de hamburguers e almôndegas de leguminosas com algum cereal, como as minhas almôndegas de feijão e aveia.
- 200gr de feijão cozido (usei vermelho)
- 50gr de flocos de aveia (que descobri que também devem ser demolhados)
- 1/2 cebola média
- sal, pimenta e alho em pó a gosto
- pão ralado q.b.
- azeite q.b.
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 cenoura
- 600 gr. de tomate aos pedaços
- 1 colher de chá de açúcar mascavado, ou outro adoçante
- sal, pimenta e oregãos a gosto
- Pré-aquecer o forno a 160º.
- Esmagar o feijão, juntar os flocos de aveia, a cebola picada e os temperos, e misturar bem com a mão. Deve ficar com uma massa que forme bola, se for necessário juntar mais flocos de aveia.
- Modelar bolas, passar pelo pão ralado e dispor num tabuleiro de ir ao forno.
- Regar com um fio de azeite, para formar crosta, e colocar no forno por 20-30 minutos.
- Refogar no azeite a cebola e os alhos picados, e a cenoura ralada, por aproximadamente 5 minutos.
- Juntar o tomate, o açúcar mascavado, temperar com sal, pimenta e oregãos, e deixar cozinhar por 25 minutos em lume brando.
- Pré-aquecer o forno a 160º.
- Colocar a cebola no copo e picar 5seg/vel5.
- Juntar o feijão e triturar 10seg/vel7.
- Juntar os flocos de aveia e os temperos e envolver com a espátula. Deve ficar com uma massa que forme bola, se for necessário juntar mais flocos de aveia.
- Modelar bolas, passar pelo pão ralado e dispor num tabuleiro de ir ao forno.
- Regar com um fio de azeite, para formar crosta, e colocar no forno por 20-30 minutos.
- Colocar o azeite, a cebola, os alhos e a cenoura e picar 5seg/vel5.
- Programar 5min/Varoma/vel1.
- Juntar o tomate, o açúcar mascavado, temperar com sal, pimenta e oregãos e programar 25min/100º/vel1.
- Costumo ter o molho de tomate sempre feito no frigorífico, para acompanhar um prato de massa fora de horas.
Servir com arroz ou massa e salada.
Achei que para primeira tentativa, não estava nada mal. Mas senti as almôndegas muito secas. Talvez de uma próxima juntar um ingrediente que dê humidade à almôndega, como curgete ou cenoura ralada. Fica a nota. Só agora fui ver algumas receitas de almôndegas vegetarianas e numa apareceu para colocar frutos secos picados. Acho uma ótima ideia, deve conferir um pouco mais de textura à almôndega. Também, o facto de terem sido cozinhadas no forno, que eu sempre preferi nas almôndegas de carne, pode ajudar a que sequem mais. Provavelmente estufadas no molho de tomate, ou fritas, ficarão mais suculentas. Vou repetir as almôndegas com as sugestões que coloquei aqui, para ver se melhoram, e trarei feedback.
Tags In
5 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
deve-se demolhar a aveia? quanto tempo?
obrigada pela partilha irei experimentar!
Mary
[…] da tentativa de almôndegas de feijão de há duas semanas atrás, achei que era altura de voltar a preparar feijão de uma forma […]
Se as cozinhar um pedacinho no molho de tomate em vez de pô-lo só por cima, não ficam secas. Fica a dica.
Dá para congelar? Se sim, como faço? Obrigada! 🙂
Olá! Sim, dá. É só moldar as bolinhas, colocar num tabuleiro e congelar. Depois de congeladas pode colocar num saco, para não ocupar tanto espaço no congelador. Depois cozinha-as no forno ou frigideira 🙂