molhotomate01

Vocês sabem como gosto de encontrar soluções, para que os mais novos possam comer o mesmo que nós, e variar o máximo possível as suas refeições aproximando-os da dieta familiar. Há vários dias que pensava numa forma de fazer molho de tomate que a T. pudesse comer. Não havia de ser difícil, pensava eu, ainda por cima gosto tanto de ter uma caixinha no frigorífico com molho de tomate caseiro. Junto a uma massa, polvilho com queijo, e faço uma refeição fora de horas confortante.

Normalmente refogo tomate em azeite, cebola e alho, tempero com várias ervas, e assim faço o meu molho de tomate caseiro. Refogar, guisar e estufar está para já fora de hipótese para a T., por isso tinha de ir por outro caminho. Encontrei 2 hipóteses: ou triturava todos os ingredientes numa liquidificadora e levava ao lume a apurar sabores, ou assava os legumes e triturava tudo no fim. Optei pela a segunda hipótese parecia-me mais fácil de concretizar, para além que enquanto os legumes estivessem no forno, podia dar banho a uma das miúdas. 

Molho de tomate no forno [a partir dos 12 meses]
Imprimir
Ingredientes
  1. 4 tomates bem maduros
  2. 1 cebola
  3. 2 dentes de alho
  4. 1/4 de pimento vermelho
  5. uma pitada de sal, oregãos e salsa a gosto
Instruções
  1. Cortar os legumes todos aos pedaços, dispor numa assadeira e levar ao forno por 45-60min a 170º.
  2. Colocar tudo num copo e triturar com a varinha-mágica, ou num robot de cozinha.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/
molhotomate02

molhotomate03

Para o meu gosto pessoal, acho que faltava ali algo docinho… uma colher de açúcar mascavado. Mas não ia pôr por causa da T.  Acho que a qualidade do tomate também não ajudou, estes são um pouquinho ácidos para molho de tomate. Acho também que uns nacos de cenoura ali pelo meio, teriam ajudado à causa. De qualquer forma, é um molho de tomate, e estava pronto para ser usado num jantar sem carne.

Cozi umas conchas de massa, noutro tacho brócolos e ervilhas, que esmaguei grosseiramente, e assei uns cogumelos Portobello no forno (ao mesmo tempo que os tomates para o molho). Recheei as conchas com a mistura de brócolos e ervilhas, e reguei com o molho de tomate.

molhotomate04

molhotomate05

Seria o nosso primeiro jantar sem carne a três, não fosse a T. ser levada por uma birra de sono descomunal. A L. lambeu o prato e repetiu <3