Bolachas [desde os 6 meses]
Finalmente, bolachas Na Cadeira da Papa! Festa, festa, festa… menos.
Coisas sérias, ao final da terceira receita/tentativa, tenho bolachas decentes para vos mostrar.
A minha primeira tentativa foi com uma receita muito popular pelos grupos das redes sociais, que consistem em fruta e cereais, mais comum a mistura banana e flocos de aveia. São boas, mas para mim não são bolachas, são assim qualquer-coisa-que-não-sei-identificar-nem-arranjar-nome-decente. Ficam moles, não se consegue dar uma dentada e ouvir o estalo tão característico das bolachas.
Numa segunda receita… vamos passar esta à frente que foi um falhanço em grande. Ninguém, ninguém mesmo conseguiu comer aquelas bolachas que também não eram bolachas… não vamos falar mais deste episódio ruim da minha cozinha, sim?
Por fim, já rendida ao facto que não conseguiria fazer bolachas decentes que não fossem carregadas de açúcar e manteiga, troquei meia dúzia de mensagens com a Patrícia do Patrícia is cooking e recriei uma das suas receitas, para suprimir esta falta que tinha, de bolachas babyfriendly para a T.
A Patrícia tem uma receita de Bolachas tipo Maria Vegan que me chamaram a atenção: não tinham açúcar, nem ovos, nem manteiga, nem leite… tal e qual como eu gosto! Fiz uns pequenos ajustes com a ajuda da Patrícia e meti mãos à obra.
- 175gr de farinha
- 125gr de tâmaras demolhadas (entre 16-18 tâmaras)
- 150gr de farinha integral
- 125gr de azeite
- 45gr de natas vegetais (não costumo ter natas vegetais em casa, por sugestão da Patrícia misturei 45gr de leite vegetal com uma colher de sopa de farinha)
- 100gr/ml de leite vegetal (usei de côco, mas as bolachas não ficam a saber a côco)
- Picar as tâmaras com uma parte da farinha, numa picadora ou processador de cozinha.
- Numa taça juntar as tâmaras com farinha, a restante farinha e a farinha integral.
- Adicionar o azeite e as natas vegetais aos poucos, esfarelando com os dedos a mistura.
- Juntar o leite vegetal e amassar.
- Formar uma bola com a massa e deixar repousar um minutos, até a massa não subir quando pressionar com o dedo.
- Pré-aquecer o forno nos 180º.
- Esticar a massa finamente com o rolo da massa e cortar as bolachas.
- Levar aos forno por 10-15 minutos.
- Pulverizar as tâmaras com a farinha 30seg/vel9.
- Juntar a farinha integral, o azeite e as natas vegetais, e misturar 20seg/vel6.
- Programar 2min/vel.espiga e ir juntando o leite pelo bocal da tampa.
- Retirar a massa, formar uma bola e deixar repousar um minutos, até a massa não subir quando pressionar com o dedo.
- Pré-aquecer o forno nos 180º.
- Esticar a massa finamente com o rolo da massa e cortar as bolachas.
- Levar aos forno por 10-15 minutos.
Não façam como eu, que estendeu a massa em cima do balcão, façam como a Patrícia explica no blog, colocando a massa entre duas folhas de papel vegetal para esticar. Vai ajudar a que a massa não deforme como a minha. Quanto mais fininha for a massa, mais estaladiças as bolachas.
Como veem, nenhuma das minhas bolachas é redonda (que deu para uma boa risota em conversa com a Patrícia), porque por algum motivo a massa encolheu e deformou depois de cortada (acho que foi por causa do papel vegetal mesmo).
Independentemente disso, estão deliciosas, e já tive que esconder o frasco, pois estavam a desaparecer!!!
São um ótimo snack! Para um lanchinho de meio da manhã, ou da tarde, ou para trazer na mala para uma emergência. Mas como em tudo o que recomendo aqui no cantinho: sem excessos e balanceado numa dieta cuidada e variada, rica em frutas, legumes e cereais.
Se bem se lembram, a Patrícia já nos sugeriu um jantar sem carne para uma segunda-feira, que foi um êxito cá em casa. Com estes dois sucessos, só se podem esperar coisas boas a sair da sua cozinha.
74 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Adorooo! Eu experimentei as pseudo bolachas com banana e aveia, mas aquilo mais pareciam panquecas! A ver cm me saio.com estas… obrigado 🙂
Ana Graça
Ana, já pensou em vender para fora? Eu comprava!
Sim faça que eu era de certeza cliente. Beijinho
Olá! Eu não sou Ana 🙂 Não é a primeira pessoa que me dá essa ideia. Quem sabe um dia. 🙂
será que o leite vegetal pode ser substituido plo leite materno??
Parece-me uma excelente substituição! 😀
Finalmente a receita que eu procurava! E sem ter que perder tempo (que não tenho!!!) a pesquisar! Aliás, já há bastante tempo que queria fazer bolachas deste tipo mas a falta de tempo para correr os blogs, grupos de receitas, etc não me tinha permitido!
Bom dia!
Posso substituir as Tâmaras por passas de uva???
Penso que sim 🙂
A farinha pode ser de arroz ou centeio? Obrigada.
Nunca usei nenhuma das duas. Sei que a de centeio é um pouco "amarga", por isso, se calhar recomendo uma mistura de farinhas, para não ter que adoçar mais. Mas acho que é perfeitamente palusivel usar uma das duas, ou mesmo as duas misturadas 🙂
Olá, experimentei hoje uma versão desta receita. As farinhas foram de aveia e arroz, a fruta alperces e o óleo de milho. O pai aprovou agora falta o filhote 😉
Obrigada pelas ótimas sugestões do blog!
Olá. A massa antes de ir ao forno deverá ter um aspecto seco ou "lubrificado" ? 🙂
Obrigada pelo blog
Olá, não sei se percebi bem a pergunta. Mas fica uma massa consistente, que dá para estender, mas com uma certa humidade.
Vou fazer :))Excelente Blog
Boa noite, já fiz esta receita duas vezes, acabei agora a segunda fornada mas acho que qualquer coisa não estou a fazer bem. Da primeira vez achei que ficou uma massa tão gordurosa que tive que acrescentar farinha e da segunda acabei por ter que diminuir à quantidade de azeite. Ficam um pouco "borracha". A quantidade de azeite é mesmo 125gr ou seja, 125ml?!
Olá! Eu peso os ingredientes, pois faço no robot de cozinha, portanto, são mesmo 125gr de azeite. Mas se sente que ficam gordurosas, pode tirar ao azeite, sem problema. A questão de ficarem "borracha" tem a ver com a espessura com que ficam. Nas minhas experiências, quando estendo a massa bem fina, elas ficam mais crocantes, se for um pouco mais grosso, ficam com essa consistência borracha.
Também achei demasiado gordurosas, mesmo colocando apenas 100gr de azeite. Só ficam crocantes as de espessura tipo hóstia. Mas sabem igualmente a gordura.
Bom dia, não sou muito assídua aqui no blog, também nunca comentei.Entretanto, ontem lendo aqui as receitas, me deparei com as bolachas que eu procurava.Não queria aquelas de frutas com farinha.
Então fiz uma adaptação dessa receita porque não tinha todos os ingredientes em casa.
Subistiui as tâmaras por passas, o leite vegetal pelo leite que minha filha toma (Nan) e não coloquei as natas ou substituto.
Fiz bem fininhas, ficaram uma delícia.
Só não coloquei o leite e azeite todo, deu o ponto antes de colocar tudo.
Pena que não tem como postar a foto aqui .
Obrigada por partilhar sua receita.
Dá para juntar a iogurte LA ou papa de fruta ou ficam muito chocantes? Obrigada e parabéns pelo blog cheio de boas ideias
Ana Simoes
Olá Ana, penso que não percebi a pergunta. Quer saber se dá para juntar as bolachas esmagadas a iogurte ou papa de fruta? Pode juntar, mas elas não são bem iguais às bolachas de compra.
Olá Leonor, muitos parabéns pelo blog, tem sido muito útil tanto para a mais pequena como para os adultos 🙂 Gostava de fazer as bolachas com leite materno, mas fiquei na dúvida, uma vez que este leite não se deve cozinhar certo??
Olá! Na minha opinião não deve usar o leite materno, pois todos os seus benefícios se perderão na cozedura das bolachas.
Há imenso tempo que procurava receitas diferentes para a minha M…finalmente encontrei! Muito obrigada pelo blog, já fazia as papas em casa e são realmente uma delicia…recusava-me a dar a bolacha Maria com a quantidade de açucar que contém por isso hoje é dia de fazer bolachas…
Obrigada e continue o excelente trabalho
SM
Bom dia Acha que posso usar farinha de côco?
Vou experimentar hoje 🙂
Obrigada
Não sei como resultará, é uma questão de experimentar.
Bom dia
Acha que posso usar farinha de côco?
Vou experimentar hoje 🙂
[…] primeiras bolachas que fiz aqui no blog, inspiradas nas bolachas tipo maria da Patrícia do Patrícia is cooking. […]
Obrigada pela sinceridade! Também experimentei as bolachas de aveia e banana e ao contrario do que li em quase todos os comentários das redes sociais,ficaram horríveis, pareciam chiclete. O sabor era agradável mas a consistência foi desastrosa. Vou experimentar esta receita a ver se corre melhor! Muito obrigada por todas as partilhas!
As bolachas podem fazer-se apenas com farinha integral? Qual a razão para se misturar com farinha normal?
Obrigada
Olá! Sim pode, claro. Misturo as farinhas, porque normalmente a farinha integral deixa as massas muito elásticas e densas, a mistura ligeira essa situação. 🙂
[…] Papa (aconselho a quem não conheça) e esperei que a Leonor me ajudasse a fazer um milagre. Segui esta receita, mas mesmo assim não ficaram como eu queria o sabor está lá e o Gabriel adorou (prova […]
Boa tarde!
Fiz leite de coco em casa. Posso utiliza lo nesta receita? Ou existe algum inconveniente ?
Obrigado
Olá!! Se calhar uma pergunta meio totó… lol!!! A farinha a que se refere é farinha dita normal ou de esperta, arroz, aveia, grão de bico… Obrigada!!!
Olá! Nesta receita trata-se mesmo de farinha de trigo normal. Mas pode experimentar com outras farinhas 🙂
Gostaria de experimentar esta receita. Mas não arranjei as tâmaras. São frescas ou embaladas? Posso fazê-la com ameixas secas? Tenho de as demolhar, não é? Obrigada. Adoro o seu blog ,) Parabéns!
Olá! Uso tâmaras secas. Pode usar ameixa, perfeitamente. Não necessita de demolhar, se não tiverem nenhum aditivo de conservação.
Olá 🙂 antes de mais muitos parabéns pelo blog que adoro! Eu que não sou nada jeitosa na cozinha tenho feito com (algum) sucesso as suas receitas 🙂 nesta gostava de saber quais os possíveis substitutos para as tâmaras que não tenho encontrado :/
Olá! Se o bebé já for crescido (depois dos 9 meses) pode usar geleia de arroz, ou de milho, xarope de ácer. Se ainda for muito bebé, prefira as frutas secas para adoçar: alperces, ameixas, uva passa.
Depois de algumas tentativas falhadas mas em modo de nunca desistir, porque eles são o nosso mundo, eis que encontrei esta preciosa receita de bolachichas pra os mais pequenos, sem leite e sem açucar, mesmo o que eu procurava. Parabéns e um muito obrigada pela partilha.
Olá, adorei a receita.
Meu bebê tem 12 meses, não ofereço açúcar a ele.
Posso trocar a nata vegetal por que?
Olá! Tal como indico na receita, pode substituir pela mesma quantidade de bebida vegetal e farinha. 🙂
Acabadas de fazer, estão aprovadas por mim, bem saborosas. Só falta mesmo o meu bicho aprovar !!
Obrigada pela receita
Acabei de fazer as bolachas aqui em casa … ando experimentar receitas pois estamos a chegar a fase de introduzir a alimentação 🙂 eu gostei mas a massa ficou gordurosa é tive que adicionar mais farinha. Utilizei farinha de arroz em vez da farinha integral. Estão óptimas mas o seu sabor é mesmo só a azeite. As suas também ficaram assim?
Parabéns pelo blog
Bj
Olá! Pode reduzir a quantidade de azeite. As minhas não ficaram a saber a azeite, ficaram com um sabor mais proeminente do trigo e das tâmaras. Pode ser por causa do grau de acidez do azeite. Se sente que o sabor é muito desagradável, pode optar por fazer com óleo de coco, por exemplo.
Ah sim! Vou experimentar! O sabor é bom, eu gosto … fazem lembrar os “xicos” que a minha sogra faz mas esperava um sabor mais adocicado pelas tâmaras. Obrigada pela dica. Bj
Obrigada Leonor pelas dicas acha que a farinha de amêndoa seria um bom substituto da farinha, ou acha que não lhe irá dar a mesma consistência?
Olá! Talvez este post ajude: http://www.nacadeiradapapa.com/2017/06/substituir-farinha-receitas.html
A amêndoa não tem glúten, por isso poderá ser difícil criar coesão na massa da bolacha no final.
Olá! Mas os bebés a partir dos 6 meses podem consumir bebidas e natas vegetais? Obrigada!
Olá! Dependendo da bebida vegetal e do seu uso. Em receitas não vejo o inconveniente, já que a bebida vegetal é apenas cereais ou grãos e água (na sua essência e sem aditivos). Pode fazer em casa para um maior controlo dos seus ingredientes. O seu consumo isolado e em substituição ao leite materno ou leite de fórmula, é uma questão a ser colocada ao médico assistente do bebé. Também se ler a receita com atenção, perceberá que não usei natas vegetais, mas sim mais um pouco da bebida e farinha.
Posso dar a um bebe de 7meses? Ainda não tem dentinhos e tenho medo k se engasgue!!! Obrigada
Olá! Os bebés não precisam de dentes de fora da gengiva para mastigar. Poderá oferecer à sua bebé se achar que ela está apta a consumir este tipo de alimento. Se nunca deu nada inteiro para ela mastigar, talvez este não seja o ideal para iniciar.
Posso substituir o azeite por óleo de coco?
Olá! Sim 🙂
Olá, é possível substituir a fruta seca com fruta fresca?
Obrigada
Olá! Está a referir-se às tâmaras? Pode substituir por alperces secos, ou ameixa seca. Fruta fresca não conseguirá uma massa igual.
Sim estava a referir me as tâmaras pois será um ingrediente novo.
Obrigada pela resposta! 🙂
Olá, vou ser sincera e dizer desde já que não li os comentários todos e por isso não sei se a resposta a esta questão já foi dada… as bolachinhas ficam moles? A pequenota cá de casa ainda não tem dentes… 😐
Beijinhos
Olá! As bolachas ficam mais para o rijo.
Olá! Onde compra as tâmaras? Só encontro daquelas embaladas nos hiper não sei se serão essas .. obrigada
Olá! Ou compro a granel no supermercado biológico, ou no hipermercado na altura delas. As que tenho agora em casa até foi no hipermercado há umas semanas atrás.
Então nao são definitivamente as embaladas? Beijinhos
Olá! Depende. As últimas que comprei, vinham numa caixa, eram Medjol sem cobertura de açúcar.
Em vez das natas pode ser iogurte?
Eu não uso natas em casa. Mesmo vegetais.
Olá! Pode fazer uma mistura de farinha e bebida vegetal, tal como descrevo no post. 🙂
Vou experimentar para a minha pequenina.
Não conhecia o teu blog e estou a adorar, parabéns! =)
Olá, fiquei a saber hoje desta receita e estou bastante interessada mas tenho receio que o meu bebé de 7 meses se possa engasgar a comer bolachas estaladiças, pelo que não sei se deva esmaga-las e até misturar com algo que dê uma consistência mais fluida ou não. É normal ou estou a ser demasiado preocupada?
Olá! Sobre o engasgamento recomendo este post: https://www.nacadeiradapapa.com/2017/12/os-bebes-engasgam-se.html
Olá, a minha bebé tem 7 meses e vou fazer a receita pela primeira vez. Li as questões todas mas fico na dúvida, falam muito do azeite que parece ser em excesso.. Como posso saber antes a quantidade que devo colocar, se a medida que dá está ok ou em excesso? Em relação às tâmaras elas são embaladas, do continente mesmo, e diz “açúcares 58g”, será que são açúcares naturais ou adicionados? Não encontrei biológicos… Obrigada
Olá! Em relação ao azeite, acho que é um gosto pessoal. Sugiro que experimente e veja se sente que é azeite a mais ou não. Normalmente as tâmara embaladas têm um banho de glicose, que é dispensável.
Obrigada e quanto tempo de molho devem ficar as tâmaras? Se usar óleo de cocô é a mesma quantidade do que azeite, 125gr certo?
Olá! À partida, sim.
E as tâmaras quanto tempo devem de ser demolhadas?
Fiquei encantada com o site!