SSC #17 – Tabbouleh com mozzarella grelhado
Há um tempão que andava para experimentar tabbouleh. Com estes dias de calor, claro que iria saber bem uma coisinha fresquinha como esta.
Para quem não conhece, tabbouleh é um prato árabe, mais uma salada, acompanhamento ou entrada, feito com bulgur, tomate, cebola, e hortelã, temperada com azeite, sumo de limão e sal – como veem, super fresquinho. Depois há variações, há quem ponha pepino, há quem junte alho, substitua o bulgur por cuscuz, ou quinoa. Enfim, uma infinidade de possibilidades, que pode ser ajustado e personalizado ao gosto de cada um.
Faltava-me algo para completar o prato, e pelo que fui lendo sobre o tabbouleh é normalmente acompanhado por carnes (completamente fora de questão hoje) e por queijos, ao natural ou grelhados. Belo desfio: grelhar queijo. Tinha uma bola de mozzarella fresca no frigorífico e tentei perceber qual a melhor técnica para o fazer, para que não derretesse com o calor. Envolvi as fatias em sementes de sésamo, mas estas eram muito finas, e a camada de sementes de sésamo insuficientes, o que me deixou com um monte de queijo derretido (que todo se comeu).
Apurada a técnica, cortei fatias mais grossas e envolvi-as em sementes de sésamo, para que isolasse bem o queijo. Sucesso!
Visto que já tinha experimentado meio queijo antes, que derreteu completamente e que tive de o comer (estava pouco bom, estava), esta mãe ficou apenas com um “escalope” de queijo ao jantar. Chegou bem, o rei da noite foi o tabbouleh que é simplesmente delicioso!
A L., que no início se mostrou reticente em comer o queijo com as sementes, acabou por adorar e até me dar um beijinho pelo jantar “ledicioso”. A T. não gostou. Acho que foi do limão, ainda não tinha comido nada temperado assim, ou então é mesmo maleita do sono, que a assola sempre a esta hora, fazendo sesta tardia ou não.
É ótimo! Experimentem como acompanhamento, num destes dias que pedem comidas mais fresquinhas. É super fácil e rápido de fazer, e até podem deixar feito com antecedência e guardar no frigorífico para ficar mesmo fresquinho.
- 1/4 chávena de bulgur cru (mais 1/2 chávena de água para cozer)
- 1 pepino pequeno
- 1 tomate pequeno
- 1 queijo mozzarella fresco
- sementes de sésamo q.b.
- sal q.b.
- azeite q.b.
- sumo de meio limão
- Preparar o bulgur.
- Num tacho juntar o bulgur e a água, levantar fervura e tapar, deixando cozer por 10 minutos em lume baixo.
- Depois de cozido, soltar o bulgur com um garfo. Reservar na taça de servir.
- Partir o pepino e o tomate em cubos pequenos e juntar ao bulgur. Poderá juntar outros legumes a gosto, como cebola e/ou alho.
- Temperar com um pouco de sal, hortelã se gostar, ou outras ervas aromáticas, azeite e sumo de limão. Envolver bem e servir.
- Para o queijo mozzarella grelhado. Escorrer bem a água do queijo.
- Cortar em 4 fatias grossas e temperar com um pouco de sal.
- Envolver o queijo nas sementes de sésamo, até ficar bem coberto.
- Levar uma frigideira anti-aderente ao calor, e dispor o queijo quando esta estiver bem quente.
- Deixar cozinhar dos dois lados por cerca de 1-2 minutos (é normal se algumas sementes caírem).
- Retirar do calor, temperar com azeite e limão e servir.
Tags In
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos