Granola para bebés [desde os 12 meses]
A T. é aquele tipo de bebé que cobiça tudo o que estamos a comer. Levamos com um olhar intimidador, que nem nos deixa dar uma dentada ou colherada, sem ficarmos cheios de remorsos de ela não estar a comer o mesmo que nós (sim, comemos às escondidas muitas vezes para não termos peso na consciência).
Ultimamente tem calhado de lanchar com ela. Eu como o meu iogurte com granola e fruta, e ela os seus deliciosos queques, scones e papas. Um dia, por curiosidade, dei um bocadinho do meu lanche, e ela nem se importou com a textura da granola. Aliás, andou atrás de mim de boca aberta à espera de mais. Não me agradava a ideia de ela estar a comer frutos secos e mel nesta altura, mesmo que fosse apenas uma colherinha.
Fiquei a pensar se valeria a pena fazer uma granola específica para a T., com os ingredientes que ela poderia comer. A ideia agradou-me, e era uma boa alternativa de lanche, sobretudo agora com o calor a chegar, e as papas quentes a ficarem menos apetecíveis. Não hesitei e pus mãos à obra. A idade, é meramente indicativa. Os ingredientes podem ser consumidos mais cedo, simplesmente a textura pode não ser apropriada ou do gosto de bebés mais pequeninos.
- 2 chávenas de flocos de aveia
- 1/2 chávena de côco ralado
- 1/4 de chávena de gérmen de trigo
- 1/2 chávena de applesauce
- 1/4 de chávena de água
- canela (opcional)
- Pré-aquecer o forno nos 160º.
- Juntar os flocos de aveia, o côco ralado e o gérmen de trigo e misturar bem.
- Adicionar o applesauce e a água e unir com as mãos (fica uma espécie de massa grossa).
- Distribuir num tabuleiro numa camada rasa e levar ao forno.
- Levar ao forno durante 40-50min e mexer a cada 10, tentando esfarelar com as mãos o máximo possível.
- Depois de arrefecer, guardar num recipiente bem vedado.
Ora, esta receita não faria sentido, sem a aplicação prática. E essa não tardou, que nessa mesma tarde experimentámos a granola no lanche. Um iogurte, 2 colheres de sopa de granola e uma ameixa aos bocadinhos. Recomendo colocar o iogurte por cima da granola e envolver, pois ajuda a amolecer os cereais e torna-se mais agradável para eles.
Foi de comer e chorar por mais, disse-me a T. Não disse, que ela não sabe falar, mas a denotar pelo que sobrou para mim, concluo que estava boa (que sobrou zero…).
Hoje repeti, e marchou uma taça de iogurte, granola e banana. Mais uma vez, eu fiquei a ver navios, e provar, foi uma miragem.
Para mim, é uma boa alternativa à típica papa de iogurte, bolacha Maria e fruta. Nada contra a bolacha Maria (tenho ali uma caixa delas, não é por aí). Mas é bom saber que os nossos bebés gostam de mais coisas para além do convencional. E não é esse o objectivo do Na Cadeira da Papa?
Tags In
13 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Maravilhoso,e muito saudável!
Onde compro a applesauce?
Nunca vi à venda. Eu faço o nosso. http://nacadeiradapapa.blogspot.pt/2015/03/applesauce.html
Não encontro essa página!
Ana Sofia, é só copiar o link que coloquei e vai lá ter direitinho 🙂
[…] por parte das meninas (eu incluída) preferimos os iogurtes naturais, simples, ou com uma saborosa granola e […]
Também se deve demolhar primeiramente os flocos de aveia nesta receita? obrigada!
Nesta especificamente, o floco desfaz-se durante a cozedura no forno, por isso pode demolhar. Se quiser uma granola com o floco inteiro, aí convém não demolhar. O demolhe é benéfico, mas pode haver situações pontuais em que não o faça.
Boa noite!
Como posso substituir o coco ?
Obrigada.
Pode não colocar.
Olá 🙂 Esta granola tem um aspecto divinal para miúdos e graúdos 🙂 Gostaria de saber como posso substituir o gérmen de trigo. Obrigada!
Olá! Não tenho germen de trigo, alguma alternativa? Obrigada 🙂
Olá! Pode substituir por farelo ou uma semente ao seu gosto.