Panquecas de Cenoura e Coco [desde os 9 meses]
(Scroll down to english version) Não imaginam a saga que tem sido arranjar uma receita para o primeiro vídeo do Canal de Youtube Na Cadeira da Papa. Parecia que estava embruxado! Ou as gravações não saíam bem, ou a receita era um valente falhanço. Até que, fiz estas panquecas, e parecia uma cena de filme, com uma luz celeste a descer até ao prato e anjinhos a fazerem “AAAAAWWWWWWW”. E assim nasceu o primeiro vídeo Na Cadeira da Papa: panquecas de cenoura e coco.
Para estas panquecas de cenoura e coco, esbarrei nesta receita e pareceu-me ótima! Simplifiquei, tirei tudo o que acho prescindível (o açúcar sobretudo) e fiz a minha versão da forma como sei que mais se gosta cá em casa e por aí. São ótimas!! Super fofas. Incrível como podem ser tão fofas sem ovos! Agora… não são super doces. Têm um sabor agradável, as miúdas adoraram, mas se gostam das panquecas mais para o doce, recomendo ou adoçarem a massa (com açúcar mascavado, geleia de arroz ou milho, geleia de agave, tâmaras), ou depois de cozinhadas comerem com uma boa compota de frutas ou geleia.
As minhas recomendações:
– O óleo de coco (ou outra gordura que prefiram usar) tem mesmo de ser derretido, experimentei à temperatura ambiente e ficam grumos na massa.
– A cenoura tem de ser ralada muito fininha, ou mesmo picada como eu fiz, pois a panqueca não fica muito tempo a cozinhar, para que os pedaços maiores de cenoura cozinhem na totalidade.
- 1/2 chávena (65gr) de farinha integral
- 1/2 chávena (70gr) de farinha sem fermento
- 1/4 chávena (30gr) de coco ralado
- 1 1/2 colher de chá de fermento
- 1 chávena (250ml) de bebida vegetal (a gosto, usei de aveia)
- 1 colher de sopa de óleo de coco (derretido)
- 1 cenoura média (ralada finamente)
- Numa taça juntar os ingredientes secos: as farinhas, o coco e o fermento. Misturar.
- Noutra taça misturar a bebida vegetal com o óleo de coco até ficarem bem unidos.
- Juntar a mistura líquida à seca e mexer até ficar com uma massa uniforme.
- Juntar a cenoura ralada e envolver.
- Deixar a massa repousar enquanto aquece uma frigideira em lume médio.
- Pincelar a frigideira com óleo de coco (ou outra gordura a gosto), colocar duas colheradas de massa, deixar cozinhar por 2 minutos cada lado.
- (se ralar a cenoura no robot, não precisa limpar o copo)
- No copo juntar os ingredientes secos: as farinhas, o coco e o fermento e misturar 20seg/vel3.
- Adicionar a bebida vegetal e o óleo de coco e misturar 30seg/vel5.
- Juntar a cenoura ralada e envolver com a espátula.
- Deixar a massa repousar enquanto aquece uma frigideira em lume médio.
- Pincelar a frigideira com óleo de coco (ou outra gordura a gosto), colocar duas colheradas de massa, deixar cozinhar por 2 minutos cada lado.
(English version)
My recommendations:
– The coconut oil (or any other saturated fat you prefer to use) must be melted. I tried to use it on room temperature but there were lumps in the mixture.
– The carrot should be finely chopped in a food processor since the pancake it’s not going to be cook for a long time. Remember that if there’s big chunks of carrot it won’t be cook properly.
- 1/2 cup (65gr) whole wheat flour
- 1/2 cup (70gr) plain flour
- 1/4 cup (30gr) shredded coconut
- 1 1/2 tsp baking powder
- 1 cup (250ml) non-dairy milk (or your own choice of favourite milk, I use oat milk)
- 1 tbsp coconut oil (melted)
- 1 medium carrot (finely chopped)
- In a bowl add the dry ingredientes: flours, coconut and baking powder and whisk.
- In another bowl add the non-dairy milk and the melted coconut oil and whisk to combine.
- Add the wet to the dry and stir until the mixture is uniform.
- Add the shredded carrot and stir.
- Let the batter rest while heating a pan in medium heat.
- Grease the pan with coconut oil (or other saturated fat), shape the pancakes as you like with the help of a spoon and let it cook for about 2 minutes each side.
- (if you chopped the carrot in the robot, you don't need to clean it)
- Place the dry ingrediente in the mixing bowl: flours, coconut and baking powder and mix 20sec/speed 3.
- Add the non-dairy milk and the coconut oil and mix 30sec/speed 5.
- Add the shredded carrot and stir with the spatula.
- Let the batter rest while heating a pan in medium heat.
- Grease the pan with coconut oil (or other saturated fat), shape the pancakes as you like with the help of a spoon and let it cook for about 2 minutes each side.
*thank you Daniela, for the help!
30 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Ai já fiquei com vontade de experimentar! Não tendo farinha de trigo integral pode-se substituir por outra??
Farinha de centeio?!
Farinha de aveia??
Obrigada 🙂
Farinha de arroz??
Pode, mas não sei como ficarão 🙂 depois venha contar!
São óooptimas! Eu tenho um problema com panquecas, entusiasmo-me muito a fazê-las e depois de três garfadas já enjoei, mas mesmo assim adorei estas, super leves e fofinhas. Fiz com maçã, já não tinha cenoura e usei farinha de trigo integral e farinha de trigo sarraceno e depois molhei com maple syrup. O marido devorou! 🙂
Testado e aprovado!
Afinal fiz com a farinha integral..
A pipoca gostou mas até agora ganham as de aveia! 🙂
Ficaram muito boas, adorei! Só não ficaram fofinhas como as da imagem 🙁 mesmo assim ainda volto a experimentar a ver se elas ficam melhor da próxima!
Olá! Algo correu mal com a minha receita. Como tem que fazer sem gluten usei tudo com a minha farinha especial. E a massa ficou muito grossa não estendia. Deu para fazer à mesma e ficaram saborosas, mas foram difíceis de moldar e demoraram mais a cozinhar (pois ficavam grossas). Mas o sabor spot on =)! Raios o gluten as vezes faz falta =) Vou para a próxima adicionar mais liquido a ver se a massa fica mais liquida. =)
Não tenho experiência em receitas sem glúten, mas sei que o glúten dá elasticidade e "aragem" às massas. Um dia investigo melhor a temática para fazer algumas sugestões 🙂
Boa noite!
Andava a tentar descobrir novos lanches para as minhas filhas gémeas que têm 13 meses e adorei o aspecto das panquecas.
Mas preciso da sua ajuda porque sou uma leiga neste tipo de cozinhados 🙁
O que é a chávena (250ml) de bebida vegetal (a gosto, usei de aveia)??? Vi o filme mas fiquei com a mesma dúvida.
Pode me ajudar para eu tentar fazer as panquecas tal e qual a receita?
Muito obrigado?
Bebida vegetal, também designado de leite vegetal. Há de vários tipos: aveia, amêndoa, arroz, espelta, soja, coco, pode usar a que preferir, ou tiver em casa. Se quiser também pode usar leite de vaca, se for usual em sua casa.
Olá!
Só há pouco tempo descobri o blog, mas já estou fã. Principalmente porque vem aí mais um bebé e vai dar muito jeito!
Será que se pode substituir a cenoura por por ex maçã ou pêra ralada? Tb deve ficar bom…
Obrigada!
Com maçã ficará certamente uma delícia. Com pêra não tenho muita experiência a cozinhar.
Olá, descobri este blog há pouco tempo e adoro! mas cá em casa quem cozinha é o marido porque eu sou uma naba, no entanto este blog inspirou-me e vou começar a pôr mãos à obra! onde arranjo o óleo de côco? Celeiro? ah e já agora sempre que as receitas têm um leite vegetal esse pode ser substituído por leite normal? é que nem sempre tenho leite vegetal à mão! Obrigada!!!
Olá e bem vinda 🙂 o óleo de coco encontra no Celeiro ou lojas similares sim. Já começa a haver oferta no Continente também!
O leite pode substituir por leite normal ou iogurte 🙂
Vou ver se experimento com maçã e iogurte grego em vez de bebida vegetal. Tenho sempre leite de arroz em casa, mas, não sei porquê, acho que pode dar um sabor menos “simpático” às panquecas. E já as congelou? Ficam bem?
Obrigada!
Já 🙂 ficam.
Olá! Parabéns pelo blog! Se não conseguir encontrar óleo de coco, será que podemos substitui-lo por azeite? Será que altera muito o sabor ou consistência? Obrigada!
Olá! Pode trocar por azeite sim. Se for um azeite forte, há alteração no sabor, num azeite suave, pouco se notará. Pode também usar outro tipo de óleos vegetais (sésamo, girassol, etc). Prefira os óleos não refinados.
[…] É uma apaixonada por cenoura e gosta de cenoura em tudo (incluindo no lanche). Adora as panquecas de cenoura e coco e achei que estava mesmo a faltar uma receita de bolo de cenoura aqui neste […]
Não sei que estou a fazer mal mas as panquecas ficam cruas por dentro… Já coloquei no mínimo e mesmo assine não ficam como as suas…
Tenho uma placa eléctrica coloco no dois para cozinhar lentamente. Ficam bonitas por fora mas por dentro a massa fica mole e crua. Saborosas mas um pouco cruas…
Não sei o que poderá ser. O 2 parece-me baixo demais, eu costumo usar o 6 ou 7.
Olá.. a partir SÓ dos 9m porquê? Obrigada
Olá! Para ser sincera, hoje já colocaria depois dos 6 meses, com toda a informação que fui recolhendo 🙂 Sei agora que a partir dos 6 meses os bebés podem e devem estar expostos a uma variedade maior de alimentos. Na altura que escrevi a receita, por receio, coloquei 9 meses, por causa do coco.
Fiz pela primeira vez e a minha filha adorou. Muito obrigada pelas dicas e pelo vídeo.
Só agora comecei a consultar o blog e há receitas que já experimentei outras ainda não. Mas é difícil todos os dias fazer panquecas, mas cá em casa todo são fans como é q posso congelar a massa?. Já li aqui que coloca em formas pequeno as mascoloca que quantidade? Por acaso vi uma foto em que as panquecas tinham formas. Os meus pequenos iam adorar.
Olá! Não recomendo que faça e consuma todos os dias panquecas. Não será uma opção equilibrada. Deve variar a oferta de cereais, na sua qualidade e forma. Quanto à questão da congelação, coloco uma camada fina de massa em formas para queques e levo ao congelador. Depois descongelo directamente na frigideira.
Todos os dias foi uma forma de expressão 🙂 cá em casa panquecas só quando o Rei faz anos! E o Rei só faz anos uma ou duas vezes por ano hahahaha.
Foi apenas uma expressão, porque, para mim seria dificílimo e manhã, por exemplo, fazer panquecas para o lanche dos miúdos ou para um pequeno almoço durante a semana, mesmo que seja uma vez por ano ( só se essa vez calhar nas férias)
Bem! Espero que o último post que colocou no blog não se deva ao facto de ter escrito “fazer panquecas todos os dias de manhã”. De qualquer forma, se foi já fico contente por ter contribuído para deixar aqui o alerta para quem possa fazer do blog um seguimento à risca de alimentação. 🙂 Obrigada pela dica do congelamento.
Olá! Não, não foi exclusivamente devido à sua mensagem 🙂 foi um conjunto de mensagens que tenho recebido ultimamente sobre a frequência que se pode fazer e consumir as receitas, e quantas panquecas pode comer um bebé de xis meses e quantas vezes por semana. Foi só mesmo para chamar a atenção que o que se passa por aqui são ideias para ajudar no dia-a-dia 🙂
Parabéns pelo seu blog!
Algumas questões sobre esta receita: Posso usar azeite em vez do óleo de coco? É mesmo necessário o fermento?
Olá! O azeite pode deixar um sabor intenso nas panquecas, pode usar, tendo em antemão esta informação. O fermento faz com que a panqueca fique mais fofa, sem ele ficara mais massuda.
[…] Panquecas de Cenoura e Coco […]